sábado, 26 de março de 2016

Cuidar do corpo e do caráter

Cuidar do corpo e do caráter
Eu vez por outra encontro conhecidos meus, até amigos, entrando na faca. Uns foram para bariátrica e outros para os balões. E a grande maioria para perda de peso por dietas e exercícios. No geral a taxa de sucesso deles têm sido boa. Todos emagrecem. O sucesso e rapidez depende de cada organismo.
Mas, o que mais tenho ficado espantado é como o caráter se dissolve conjuntamente com as gorduras. A pessoa se transforma no todo em outra - mudando peso-personalidade - caráter.
Tive uma conhecida que perdeu muito peso.
Entrou na academia e ficou em forma. Passou a estar inserida naquele biotipo que todos chamam de gostosa, com biquínis menores, roupas justas, etc. O que é sensacional! Auto estima nas nuvens. Todavia, antes da cirurgia, a condição era outra. Inclusive no que tange ao seu tipo de relacionamento. Namorava um cara na linha do sobrepeso, legal, cheio de bom humor, uma verdadeira figuraça no nosso meio.
Aconteceu que no processo de emagrecimento, o cara não foi junto. Ele não tinha obesidade mórbida, e nem era da linha das dietas radicais. O que não era motivo de problema, virou na hora que o primeiro biquine entrou na moça. Ela passou a entender que seria areia demais para o caminhão dele. E após inúmeros pedidos que o cara emagrecesse, o amor foi embora para nunca mais voltar.
Um caso que é até normal no cotidiano de muita gente.
Tudo hoje parece que entrou numa condição tribal. Até as academias perceberam isso. Se tu for jogado na academia apenas para emagrecer, sem um incentivo externo, a taxa será baixa de sucesso.
Mas, se for colocado numa tribo ali na academia de gente pilhada e apaixonada, com toda certeza você entrará no ritmo deles e veremos aquelas selfies de academia, tão habituais das redes sociais. Os pedalistas ou ciclistas, como queiram, também usam desse artifício. Tudo, absolutamente tudo, gira em te colocar em grupos que fujam do seu " Eu anterior " para renascer no seu " Eu hoje".
O lance é criar uma empatia social em comunidade. Assim como o AA tem o seu lance de empatia-comuncação-partilha de sentimentos, os grupos que se consolidam em te fazer emagrecer, estão empenhados nisso até o fim, como forma de crescer aos olhos do público. O que é bom por um lado e complicado pelo outro...
O que você era, não é algo que se apaga com uma borracha. Temos sempre que entender de onde vimos, onde estamos e aonde queremos ir. Saltos radicais dessas etapas, vão ser confrontadas logo mais na frente. A pessoa que consegue mudar sua forma física, molda-la em algo diferente do que tinha, não necessariamente muda dentro. As suas inseguranças, seus medos e seus receios, ainda estão lá. Vi muita gente mergulhar de cabeça no social, quando ficou com o corpo bonito. Entrar em baladas, se atirar no mundo, curtir adoidado e consequentemente passar repelir pessoas que antes, eram semelhantes e hoje não são mais. Foi o que mais ou menos eu vi acontecer com esse casal. Ele agora era da tribo dos preguiçosos. " Gordo sem vontade correr ". Porque não pense você que esses segmentos que catapultam pessoas para o alto sem antes preocupar-se com emocional dela, fará de uma forma amena, criteriosa, solidária. Eles vão destruir seu " eu antes ", e com ele, todos que te cercavam .
Mas, e quando a coxinha volta ao prato?
E quando você esta feliz demais para ir na academia ou correr?
Qual é teu lugar nisso?
Por isso, acabam engordando tudo de novo. Pois o nicho que te abraçavam antes, vai te repelir com toda força, sem pensar duas vezes e sem dó e nem piedade. A começar pelas críticas e observações pontuais. Você emagreceu de fato. Mas deixou que te tirassem junto a sua personalidade e seu caráter escorreu pelo ralo.
Toda mudança radical, requer a capacidade de progredir mentalmente e emocionalmente. Ter no seu contexto íntimo que vão se os quilos, não a pessoa com ela. Toda vez que você troca de amigos, em favor de uma nova vibe, suas escolhas serão cobradas muito futuramente, à favor ou contra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário