quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O rei Midas de cada dia
O rei Midas foi um conto mitológico sobre a ganância. Ele era um camponês pobre, mas esperto, soube que havia um lugarejo que tinha uma profecia que dizia que o próximo rei viria montado numa carruagem pobre, desconhecido e simples no dia do solstício. Sabendo da dica, preparou-se para chegar na data combinada, e assim virou rei. Midas, acabou descobrindo que o lugarejo era pobre como ele, e não viu nada muito diferente de sua vida, só que agora tinha muito mais responsabilidades do que antes. Até que um belo dia, chegou um velho bem doente que foi tratado por ele, recuperado o velhinho disse que era pai de criação do Deus Baco, uma entidade muito venerada na época, criador de todas a vinhas e vinhos do mundo. Sabendo disso, ele foi rezar a Baco, dizendo que já que tinha feito uma bondade ao seu pai de criação, pediu que fosse concedido um desejo. Baco, ouviu e autorizou que ele pedisse o que quisesse.
- Quero ter o dom de transformar em ouro tudo que toco.
Antevendo sua ganância, Baco assim determinou que fizesse.
Chegando em casa, Midas ordenou um banquete por conta do ouro, e assim que foi experimentar o primeiro prato, este transformou-se em ouro. As frutas também. A água também, o vinho e por fim, desesperado com muita fome e choroso, foi ter com sua mulher e filhos, contando o ocorrido, sensibilizados com ele, foram abraçá-lo. Todo reino, transformou-se em ouro. Rico, com fome, sem amigos e sem seus amores, Midas viu sua vida ficar vazia, apelou ao Deus Baco que retirasse a maldição, afinal ouro sem compartilhar não é nada. Bacos, mandou-o que mergulhasse no rio mais próximo do lugarejo e desse ao rio todo seu poder.
Midas, assim o fez, saindo do rio, voltou para casa, deixando tudo para trás - voltou para a floresta e terminou sua vida como começou...
Simples do jeito que nasceu.
Não conheço retrato melhor para falar da vida atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário