quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O chato da rádio era eu.
Na pobreza a gente se reinventa. Nunca fui um adolescente só do futebol, eu ficava lendo livros e indo ao cinema, todo final de semana e feriados. Apesar da boa lata que diziam que eu tinha, eu era um esquisito para conversar, as meninas mais novas preferiam os descolados de calça acima do umbigo e tênis rainha; já eu preferia , as mais velhas boas de cama e de ouvidos.
Eu as enganava com convite de peças de teatro, e entradas de cinemas, parecia um Gastão atrevido. Não sabiam que era participando de vários sorteios nas rádios. Eu vivia de butuca e orelha em pé, para saber qual era a prenda do momento. Na minha vida de adolescente, pedir dinheiro para os pais, era mesmo que soluçar na feira de games com 50 centavos, não dava mesmo. De pintor de ventiladores dos vizinhos a solucionar de charadas eu fiz de tudo.
Minha semana era ligando do orelhão em pé, a fila que esperasse- e que os deuses das fichas tivessem pena de mim; cada ficha que caía era um nervoso só, atende logo dona rádio.
Não esqueço nem a raiva do radialista:
- Alô, ouvinte, quem está na linha?
- Alexandre Santos, do Roger.
- Mas, rapaz! Tú de novo?
Eu topava tudo, escrevia letras de música, poemas, mandava traduções, dizia o nome do ator e da novela, resolvia a charada do nome do filme na música, tudo para ganhar alguma coisa e usar na próxima semana. Na década de 90, o que dava cortesias e prêmios, eram as rádios do momento, e quem mais ouvia? – Soy Jô !
Eu até admito: perdia mais dinheiro em compra de fichas, do que merecia alguns prêmios, mas só a vontade de participar e vencer algo era o suficiente. Cansei de reclamar em pensamento para que o corno do radialista dissesse logo o dia e hora para pegar o prêmio, antes que o orelhão comesse meu tempo. Além dos prêmios em rádio, eu colecionava cupons de sabão OMO, Nescau, leite ninho, Danone e tudo que tivesse algum prêmio para receber.
Passei uma época fazendo tanto isso, que meus ouvidos já eram treinados... Até dormindo eu ouvia a palavra prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário