terça-feira, 3 de maio de 2016

Vai falar com ela





Outro dia eu e um amigo estávamos conversando na praia e ele me confidenciou vontade de retomar um antigo caso de 02 anos atrás. Sua chance de sucesso aparentemente  é de 01 em 100.
Dado o fato ínfimo, eu disse:
-Ué tente!
- Comprei um presente para ela ( disse o amigo)
-Sei que ela gosta muito. Só não sei se ela vai querer me ver ou receber.
Reafirmei: - Vá lá e entrega! Não por medo de levar um não –  disso ninguém morre.
Longe de eu aqui pregar o bam-bam-bam do conhecimento. Escrever é tão fácil, que chega ser covardia eu falar de vida e relacionamentos. Mas uma coisa eu prometi a mim mesmo: jamais escreveria de algo que não pudesse ter feito. E assim tem sido.
Eu mesmo entregaria.
Retruco qualquer um que discorde, pelo simples fato de criticar. A gente nessa vida é o que nasce para ser.
Errados são os que fogem de suas responsabilidades. Ele acima de tudo esta sendo um “ diferenciado”. Tapa de pelica na cara dos acomodados.
Só eu sei o que ele sente, porque nessa vida rasa e curta, se perde muito tempo com orgulho.
Enterrei gente demais para identificar as discrepâncias da razão com a falta de comprometimento.
Meu pai e irmão, ambos morreram de causas não naturais.
Meu pai sempre foi um homem austero em toda minha infância e adolescência. Tive muito respeito, mas por dias eu tive medo também.
Com o tempo, e os anos se passaram,  antes de sua morte, percebia nele uma mudança profunda. Meu pai era infinitamente mais amoroso e emotivo. Tinha comigo aquele mesmo respeito que eu tive com ele, nos tratávamos como iguais, sobretudo com amor. No seu final, nem sabíamos quem era quem na relação.
Com meu irmão não foi diferente. Havia no ar uma áurea nele de paz conosco e com sua família. Entre nós e dado a diferença de idade, sempre o tive como um garoto querendo ser gente grande; e de fato foi assim nos últimos dias nesse mundo. Cresceu e evolui significativamente ao ponto de podermos sorrir e conversar por horas sem entreveros.
E pensando hoje depois de tudo ocorrido, percebe-se um tom de despedida nas pessoas. Principalmente quando parece que sabem de sua partida. O espírito se enternece, de maneira relevante nas coisas realmente que importam.
Passa a viver para os reparos do coração.
Então por que esperar que se chegue nessa hora para agir?
Eu só tenho remorso pelo engessamento: meu e de muitos.

Ela te faz sorrir quando estão bem?
- Sim, faz!

Olhei nos olhos dele e mandei que mandasse o medo para puta que o pariu. Só se vive uma vez essa vida, para ter medo de dizer a uma mulher que você errou e quer de volta uma chance. Que se exploda as razões que dizem todas contrárias. Amigos, livros e textos que pregam a utopia de se amar sozinho primeiro. Foda-se, que me permita à liturgia, sujar o texto. Ou se age pelo que se acredita ou se morre tentado, até que se esgote  todos os clamores. O que não se pode é morrer por inanição da sede de sentir-se vivo e amado. Não prego romantismo. Até porque as chances são claras, todas contrárias a ele; e para os que se deleitam em ver os outros se dando mal, eu digo que é gente digna de pena.
O que penso da vida hoje não é exatamente o que pensava quando moleque óbvia a gente amadurece e aprende – ou então faz como tanta gente adormece na cama e nos sonhos de criança. Não cresce.
Quantas vezes  eu olhei todas as pessoas, principalmente quando estou rodeado de muita gente, como numa câmera lenta, via, mas não ouvia, meu olhar se perdia querendo entender por que estava ali, que sentido tinha a minha vida, a minha existência?
Quando era criança, quando me sentia um alienígena nesse mundo, me escondia dentro do guarda-roupa, ou debaixo da cama, era tão reconfortante me sentir sozinho e sem ser achado… Eu tinha meus Playmobil. Juro que extraia  tanto deles - todas as emoções. Meus bonecos e meu forte apache... Doce ilusão... Mas a gente cresce e tem que enfrentar a vida.
Entender a vida é talvez a coisa mais difícil desse mundo. São tantos projetos envolvidos, tantas pessoas, tantos sonhos, tantas desilusões, tantas aventuras… Tornamo-nos atletas de cair e levantar, algumas vezes saímos ilesos; na maioria, não.
Até agora aprendi que viver é um jogo de ganha e perde. Ganhamos aqui, perdemos ali. Toda decisão estará vinculada a ganhar e perder algo. Só isso explica tanta gente sem atitude! Só isso explica porque as pessoas desistem de um amor verdadeiro, de realizar um sonho, de acreditar em si mesma ou de ser apenas felizes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário