quarta-feira, 4 de maio de 2016

Por que você apanha?




Uma postagem leva a outra.
Hoje logo cedo pensei e escrevi sobre um amigo que tentou forçar sexo com uma amiga dele na minha presença. Ela chorava muito de medo e toda trêmula, eu não aguentei e briguei com ele feio com sopapos e tudo. O resultado desse dia: eu sem o amigo e ela voltando para casa com ele, como se nada tivesse acontecido.
Nunca me esqueci do dia que a conheci: rica, más muito rica mesmo. Linda, de fechar rua. Morena escultural. Falava inglês, arranhava musica no piano, mas totalmente melancólica. Quase tinha um ar de tristeza presente. Por vezes entre uma conversa e outra, ficava com o rosto fechado, pensativo.
Entedia que ela tinha várias relações, com vários amigos dela, sendo quase um banquete sexual entre um grupo que se servia da conduta do outro.
Após o dia que ela sofreu o ato forçado sexual, nunca mais a vi. Mas sei que ela mantinha a mesma relação nefasta com esse cara, que um dia já foi um  grande amigo meu.

A pergunta foi e sempre será recorrente: por que apanha?

Ela era linda, inteligente e socialmente repleta de bens materiais.
Isso remete a uma frase de pensador:

"Corpo bonito é aquele que tem uma pessoa feliz dentro dele " 

Parecida com ela, existe milhares nesse mundo. Conheço pelo menos 04 amigas que já me contaram algum tipo de violência doméstica com seus conjugues ou parceiros. Todas mantiveram por tempo prolongado a relação e não se assuste: ainda mantém!

Conheço gente que ainda não se desvencilhou . Logo se mantém perto, como se esperasse uma melhora de caráter do agressor, talvez um milagre. Como sou um grande entusiasta do ser humano e seus comportamentos, não perco o foco em observar as diversas facetas de uma mulher tentando explicar porque se mantém perto, próximo ou tem algum profundo respeito pelo outro. Tem quem até diga que são pelos filhos. Defenda em outros pontos o agressor, ache qualidade morais nele. 

Mas eu digo que não é toda razão confessada. Existe a mentira contada a si mesmo ali.

Existe uma simbiose moral, espiritual, sexual que permeia essas relações, que confundem e excitam os dois lados. E por vezes são continuados na próxima e na próxima relação. 

Com o tempo mina toda e qualquer possibilidade de uma nova relação sadia.

Não é pela beleza. Isso eu já percebi. Beleza não é armadura. Não a impede de escolher mal suas relações e nem entrar em parafuso com essas pessoas doentes. 

Com essa moça da minha postagem anterior, que tinha tudo para escolher quem quisesse, ela não tinha o menor controle sobre seus desejos pessoais, servia-se de outra para dizer o que tinha de fazer. Seja qual plano fosse dela de uma vida melhor, acabava viciado em um circulo tendencioso e destrutivo.

Eu acho que tem gente que se vicia no ato de brigar e fazer as pazes. Pois tem nessa rotina pesos iguais e emoções intensas. Isso é como um paraquedista que precisa das duas fases do salto para viver: o ato de ir ao perigo e o resultado final de chegar ao solo são e salvo. Isso é adrenalina pura.
Faltava a ela e a uma penca de mulheres  uma visão de vida diferente do que seja emocionalmente bom para uma relação.
Passam a gostar de flertar com as emoções perigosas, e acaba por não saber mais sair e tem medo de perder o que sente.
Nem é a pessoa em si ali, presente – o agressor que esta na sua vida que importa mais, mas toda a gama de adrenalina que ele joga para dentro da relação doentia. Poderia ser um homem fantasiado de gorila. A larica já se instalou de uma maneira, que o agressor perde sua identidade e vira uma necessidade de estar presente na vida dela. Cama? Carinho? Acho difícil que isso seja um motivo forte para se ficar.
Tenho a tendência de acreditaque na visão dela  por vezes a vida perde um sentido particular do benefício de se amar e ser amado e começa vivendo relações líquidas tão parecidas o quanto ela achava que tinha  controle, mas nunca teve e nem vai ter.
O porquê se apanha, tem muito dentro de outras perguntas: Porque você não sai? Por que você não se descobre em algo que pode te ajudar? Por que não aceita ajuda?


Nenhum comentário:

Postar um comentário