segunda-feira, 16 de maio de 2016

O peso do preconceito da beleza




Que o preconceito, a palavra preconceito por si só gera desconforto, isso todos sabemos.
Existiram grandes períodos da historia humana em que isso passou dos limites morais para físicos. Devido às leis severas isso vem mudando em grandes proporções.

Todavia, existem atualmente alguns preconceitos que chamamos de velados.  Não são discutidos em câmaras legislativas. Não são debatidos e nem se tem Leis para isso.
E assim mesmo não deixa de serem nocivas às mesmas que as sofrem.

O preconceito do peso é dos que a meu ver desnudam o caráter das pessoas e nos permite ter a real noção do que ela pensa, sente e deseja para si com relação aos relacionamentos e pessoas; porque ele é silencioso e sorrateiro; ele é um dos tipos que dá constrangimento a quem tem preconceito. Ele faz que se sinta envergonhado em expor as suas predileções pessoais e íntimas. Revela,  sobretudo que existe ali uma pessoa SELECIONISTA oculta. 

Por ser diferente dos demais preconceitos, como os de cor, raça ou gênero que são devidamente policiadas e sofrem sanções criminais. Este tipo pode ser sussurrado nos ouvidos de amigos quando a pessoa em questão não esta presente. É do tipo que os amigos dão pareceres abalizados em suas próprias preferências para a outra se afastar por ele ou ela  ser gordo demais para você. A sua mãe ou pai espera sair e vai te perguntar o que que você viu nela ou nele. É o tipo que uma grande parte  das pessoas se sentem “especialistas” em moda ou qualidade vida, e vão apontar que as roupas não servem mais em fulano ou fulana -  vira assunto do dia. 

É até um tipo de preconceito em que uma minoria se sente confortável em julgar, atribuindo adjetivos negativos, como:  preguiçoso, fraco ou desqualificado perante aos demais. 

É aquele dia em determinadas pessoas acham que tem a solução ideal e te jogam na cara   formulas mirabolantes para perder peso.

Não bastasse o preconceito de quem se acha melhor que você. Tem os que são iguais e se sente desconfortáveis em estarem próximo de outro, por se acharem capazes de perderem o estímulo.

A mulher talvez seja a criatura que mais sofre desse mal. Tem sido bombardeada pela sociedade há anos, sem espaço para nem se defender, sucumbe muitas vezes aos apelos e aceita todo tipo de invenções, remédios e acaba por sofrer mentalmente pressões descomunais. E o que já é ruim pode piorar. Essa mesma pessoa começa a ter preconceito sobre si mesmo e passa cultivar  aversão aos demais que se aproximam dela. Esquecendo ali que um ser humano vive, pulsa, pensa e sente igualmente.

Eu já vi de tudo nessa vida. Também fui de tudo em relação ao meu próprio corpo. Magro. Gordo. Musculoso. Sarado, de tudo passei e continuo passando. Como dados, serve-me de estudos e paramentos. Com o tempo você consegue perceber os detalhes implícitos naquele dia  em que você consegue convencer a moça sair com você , e ela prefere  um lugar reservado, sem nenhum conhecido próximo, afim de evitar explicações a mais sobre o porquê esta com aquele rapaz. Homens com esse tipo de preconceito também fazem isso, com o agravante que se for só sexual, é direto para um motel. 

Mulheres ou homens,  tipicamente, quando ainda não se sentem confortáveis com a escolha, procuram colocar alguns limites para não expor muito a relação Uma pessoa que esteja nessa relação ( sofrendo preconceito velado) se deixar, não tiver pulso e estima própria, com toda certeza será segunda opção para todas as relações. Será aquela mulher ou homem, “ super legal “; “ super amigo(a)” e não passará disso.

Mulheres ou homens que não conseguem lidar com pessoas de biotipo deferente de beleza, por mais que se esforce, só consegue enxergar você como um produto do meio  que não deu certo. Como um ser que fracassou em acompanhar a sociedade e suas opções sobre beleza. Muito embora ela mesma tenha sofrido disso, veja que ela hoje faz parte das mesmas concepções.

Não quer dizer que ela esteja certa. Muito pelo contrário. Padrões de beleza mudam constantemente. Menos dias ou mais dias, tudo se torna volúvel e líquido e o que era da moda ou do padrão some. A beleza é efêmera assim como tudo que a permeia. Nunca se tratará disso como um limite para você que sofre de preconceito. OS SELECIONISTAS serão julgados sempre conforme seus critérios, disso é parte justa da vida, tenha certeza absoluta disso. Uma pessoa dessas não aguenta um fio de queda de cabelo. Não aguenta uma bunda caída ou gordura localizada. Não aceita os outros e passará não se aceitar assustadoramente quando a sua hora chegar.

Portanto para fechar essa crônica, acho que se deva considerar uma pessoa importante em qualquer fato da vida. Emagrecer ou engordar. Fica belo ou saudável. Seja qual for o nome que a sociedade esteja impondo nesse momento, o que importa é como por dentro você se sinta. Não com as opiniões acachapantes dos outros; mas como você lida com isso. Se for mudar para que uma pessoa ou grupo de pessoas passem a te “ perceber “ ou “ gostar “ de você, isso será  começo de um erro fatal. Não há o que de pior seja em um ser humano do que mudar para se encaixar numa vibe social. Faça por sua melhora mental e física. Por se sentir forte e determinado. Se uma pessoa que tem sentimentos por você apareceu antes, ela continuará sendo a mesma contigo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário