segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aprendiz das palavras que voltam atrás




.

Nunca proferi uma só palavra que depois não tenha que ponderá-la e reescrevê-la sobre outro prisma, até mesmo desdize-la. Pois assim é nossa metamorfose humana.

Isso se chama catarse, a qual todo ser expurga o que se corrompe a alma e de novo se arrepende. Corre solta dentro do espírito a chama que indica vida; e vida é mutação constante, sem o qual os sonhos definham.

As coisas que realmente fazem a vida valer a pena,  são os sentimentos, as emoções, aquilo que não se explica, se sente, aquilo que não se compra, se vivencia.

Gosto muito do ditado:
– Nunca diga nunca.
Na vida estamos em constante mudança, transformação. O mundo muda, nós mudamos, as relações que temos mudam e esse ciclo é constante, não pára. Temos que estar em constante adaptação.
Muitas vezes tentamos simplificar o complexo com tais expressões:
– Isso nunca aconteceu;
– Sempre vai ser assim. 


Qual a base de tais expressões? Estão baseadas numa premissa equivocada, salvo raras exceções, que o mundo é, e sempre será da forma como conhecemos, supõe que sabemos tudo o que virá acontecer. Pretensioso da nossa parte, não?

Temos dificuldade com a mudança, calma, isso não é privilégio seu. O desconhecido assusta, é mais fácil o conforto e a segurança do conhecido, mesmo que este não seja bom.
Então arrisque, tente, crie, faça diferente, e não se deixe influenciar por tais expressões que normalmente escutamos, quando queremos fazer algo diferente. Os loucos não são os que fazem diferente, e sim os que fazem a mesma coisa querendo resultado diferentes.

Tenho uma pergunta pessoal:

Você é você? Aliás, quem é você?

É o pai ou a mãe dedicada? O profissional competente? O amigo de todas as horas? O otimista? O pessimista? O chato? O alegre? O pé no chão? O sonhador? O idealista? O moralista?

Na verdade somos um pouco de tudo, algumas coisas mais ressaltadas que outras. Eu sempre digo que não somos nada e sim estamos assim, por que na vida tudo é muito flexível, a gente muda, os objetivos mudam, ela nos ensina, e aprender é uma opção pessoal.

Óbvio que na essência, nos princípios e conduta, normalmente não somos muito maleáveis, eu não sou. Família, amigos, a palavra o caráter são coisas que prezo e não abro mão, minha conduta ao longo do tempo sofre ajustes, mas a essência se mantém e nesse ponto acho que é assim que deva ser.
Voltando, aonde você se esconde? Que personagem você é para não mostrar seu verdadeiro eu? Sim, o que você é de verdade?

Os sonhos que você sempre quis e estão lá guardados por um motivo ou outro, dando aquela desculpa para justificar o medo e a acomodação. É simples e fácil justificar algumas escolhas e colocar em cima delas o peso de nossa falta de coragem, que na verdade, convenhamos, é isso mesmo, temos medo de tentar, de mudar, de fazer o que realmente queremos.
 Se você é dono ou dona da frase eu não volto atrás   - então esta perdendo uma boa oportunidade - Ninguém faria isso? Que pena você não é diferente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário