sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

OS TRÊS SEGUNDOS


Um dia capcioso na minha sexta, 11 de novembro 2016.
Logo cedo, saindo de casa, aguardei o semáforo abrir atrás de cinco carros, demorou algo entorno de 3 segundos para que eu cruzasse o semáforo e pegasse a outra pista, o que me fez de repente mudar bruscamente de direção... Passou voando um prisma prata, vindo da mesma pista que a minha, em um determinado momento, que estava mais do que fechado para ele. Foi uma passagem de sinal vermelho clássica, indecente e irresponsável. Se não tivesse sido rápido, ele teria me acertado na porta.
Logo 50 metros adiante, ele estacionou na calçada, em um estabelecimento de mecânico, que eu conheço. Olhei bem aquele sujeito, saindo arrogante e fazendo gestos com a genitália para mim, debochando da minha buzinada. Segui meu rumo, acertando a cara dele em pensamento... e remoendo o momento em doses críticas.
Na volta do trabalho para o hospital, indo trabalhar no meu turno à noite, parei no cruzamento do shopping Sul, e fiquei observando os carros e as pessoas passando...
Parado, bem parado, ainda no sinal vermelho, observei que um motoqueiro, desses de entrega, furava o mesmo sinal, só que olhando apenas para sua esquerda, não notando que a via de carros, cruzava nos dois sentidos – esquecimento ou imprudência? Não sei - só sei que vi passar ileso, pois não havia carros na direita. Nada mais que 3 segundos se passaram e uma caminhoneta Hilux preta, veio em alta velocidade e cruzou a mesma pista em que ele ignorou completamente.
Algo que me fez pensar:
- Esse motoqueiro não morreu por se adiantar 3 segundos?
- O motorista da caminhoneta, deixou de se envolver em um acidente grave por se atrasar 3 segundos?
Ou foram as duas coisas?
Como a vida, é estranha e intrínseca. Como estamos emaranhados, como teias de aranha, uns com os outros. Uma decisão tomada ou não - afeta a vida sua e de todos.
Logo mais adiante, passando pelo viaduto de Mangabeira, na faixa de pedestre ao longe eu vi um casal de idosos, dando com a mão, querendo passar. Fui diminuindo e notei que eles tomaram uma decisão errada: A senhora tentou passar antes de eu parar de todo. E botou o pé na pista, trazendo consigo seu companheiro. Logo, parei e comigo vários motoqueiros atrás... O que não impediu de um Ford Focus vermelho, passar na outra faixa tão rápido, que o casal só se salvou, porque eu estava na frente deles, e dei uma buzinada alertando do perigo.
O focus não obedeceu à faixa, mesmo sabendo que a mão da direita estava toda parada e de pisca alerta ligado.
Isso também não demorou 3 segundos. O que me retornou a mesma indagação? Como estamos constantemente perto da morte...
Como somos responsáveis por nossos atos e nem damos conta disso.
Eu vi, mais de uma vez, a vida dar nova chance, há pessoas indiferentes ao todo - que nunca vão saber disso; e ou não ligam ou não se importam com a dádiva de se viver mais um dia.
Quem comanda? Quem determina?
O tempo de viver e morrer?
Três segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário