O México que tem uma economia menor que a nossa, possui hoje um mercado com os EUA de 700 bilhões de reais. O nosso não ultrapassa os 100 bilhões. Só para se ter uma ideia: Se a gente conseguir ampliar para a metade dos Mexicanos, só no Nordeste que é um Polo exportador de matéria prima e manufaturados como calçados, roupas e outros, só o Nordeste poderia ampliar em 3 vezes a oferta de emprego nas industrias e pequenas fábricas.
O que os americanos querem é produto pronto. A gente, quanto região tem toda instrutura pronta para atender essa demanda. O único problema é que o último acordo comercial entre Brasil x EUA foi feito no governo de FHC, lá se vão 20 anos de estagnação.
Já a China que é a nossa principal compradora, só se interessa por minerais e matéria prima bruta, o que só dá impulso para a região sul e sudeste. Entre outras coisas: apenas uma gama de 8 empresas é que ganham dinheiro com os Chineses, porque são empresas multinacionais. Para o nordeste, o chinês só se interessa em vender pirataria e fechar loja local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário