sábado, 30 de abril de 2016

Todos os erros são meus e mais de ninguém




Não deixem tirarem de você seus erros, nem o que é de ruim e feio.

Pode parecer esquisito o que vou escrever, mas até seus defeitos têm de ser valorizados, para que nada escape de suas observações. 

Não acredito muito em pessoas mudadas que ignoram o seu passado.
O passado é para ser guardado no baú das recordações, mas jamais totalmente esquecidos.

Nunca fui santo! E mesmo hoje bem diferente da pessoa que eu era, brigo para manter que santo eu não sou. Mesmo que agora fosse o baluarte da moralidade, eu renegaria qualquer tratamento diferente.
A gente aprende e se renova é pela dor e remorso. Culpa e sentimentos.

Esse troço chamado mudança, é um caminho longo, com curvas e desvios. Para se compreender primeiro tem de ser perder.

É como o graduado que se acha mestre, só porque alguém ou alguma coisa concedeu graduação a ele. Pior erro de toda a sua vida, é alguém se permitir pronto.

Mestre só um foi nesse mundo; e passou aqui na vida misturado a gente pobre e ignorante, aprendendo e ensinando. 

Queira estar sempre na cadeira de aluno.
Queira ser aquele que ouve primeiro e aprende das suas interações com o próximo
Queira ser gente passando primeiro pelo animalesco.

As pessoas são agradáveis quando são elogiadas e exaltadas pelos seus feitos. Mas eu só considero melhor aquelas cujos erros estão abertos no livro da vida.

Isso de amar o amável é fácil. Amar quem nos ama. Amar os pais e filhos, amigos e amantes, tudo muito fácil demais. 

Perdoar requer abrir mão de muita coisa. Perdoar e se perdoar, requer discernimento de coisas que mudam a toda hora e a todo instante, de acordo com os tempos e a sociedade. 

Certo e errado são conceitos de moralidade, mas só funciona de fato se os pratica.

Por isso não quero perder de vista meus erros. Nem que sejam escamoteados por elogios ou falsas considerações. Um feio não morre lindo, mas pode viver sendo melhor.

Eu lembro sempre do ditado que se refere ao telhado de vidro. Somos fantásticos em jogar pedras no dos outros. Todavia não garantimos nem mesmo o nosso.
Então para ser algo mais do que comum, temos de ser diferentes.
Meu telhado já foi muito de vidro e minhas ações muita mais ainda.
Já amei e desamei tanto quanto pude em uma vida só

Considerei e desconsiderei pessoas. Abri e fechei minha vida e meu coração para muitas mais coisas nos quais eu pudesse tolerar.

A gente só é completamente vítima quando o assunto não nos interessa; não nos diz respeito.
Se mudar é uma necessidade, precisamos abrir nossa casa e expor as nossas louças; se confia de fato, nada temerá.

Se quiser ser uma pessoa melhor o caminho é oposto ao orgulho e a vaidade. 

Sempre disse que todos nessa vida têm facetas de mau-caratismo vez por outra. Ninguém esta imune ou escapa de deslizes morais, condutas reprováveis. Ninguém!  Fugir disso é que te torna mais mau caráter ainda. 
O que tem de se pensar é quanto somos capazes de reverter e aprender com os erros. Os acertos são brilharecos apenas. Um monte de gente vai te dar tapinhas nas costas para te apoiar quando quiser algo de você. Um fato corriqueiro por sinal. Mas o leal amigo, os melhores aprendizados vão surgir dos que tiveram com você na sua falha grave. Na sua derrota ou mesmo na sua mais pífia batalha. E você terá obrigação de entender isso e aceitar críticas construtivas que virão muitas ao longo da vida, sendo parte  delas  transformadoras de dentro para fora.

O bom amigo se cala no momento certo - te crítica apoiando - te levanta quando você não pede.

Mantenha-se sempre alerta com seus próprios demônios internos, porque dos que lutamos no mundo Deus se encarrega de armar para o combate, mas os nossos são visto na solidão de nossos quartos e pensamentos mais obscuros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário