O grande lance da vida é saber se despedir de algo, sem olhar mais para trás.
A gente quer saber a formula de como esquecemos alguém; de como superamos uma morte; de como superamos uma demissão. E, sofremos muito nesta missão.
O erro está em não se despedir de nós mesmo. Na pessoa que criamos, projetamos para viver ao lado da outra ou para suportar a perda. Sem querer vamos acumulando retratos do nosso eu e salvando todos, dando o nome de “personalidade”. – Quantas personalidades temos hoje? - De quem devemos nos despedir? – Da pessoa que amamos ou de mim mesmo?
- Talvez seja mais fácil concluir que sentimos falta é de nós na outra. Fomos mais felizes. Fomos mais inteiros. Dançamos mais naquela noite do que em todos os bailes da vida. Não foi ela que pediu: Fomos nós que entregamos mais do que deveríamos ter feito.
A verdadeira superação está em compreender que nós criamos relações próprias. Muitas vezes conflitantes com os interesses da outra. Se despedir é aceitar que nosso eu criado para aquela relação - não nos serve mais. Quando cometemos erros? – Quando tocamos a mesma música, sem o par; quando sentamos na mesma cadeira, na mesma cafeteria e fazemos o mesmo pedido dos dois. Desvencilhar-se de quem queremos agradar é pior, porque não tem rosto, está contido dentro da gente. Os amigos vão à você e dizem: - Esqueça! Ou supere a perda....
- Mas, deveriam dizer: Mude, seja outro(a). Você é a despedida mais difícil de fazer. Você é a corrente que assombra o quarto, seus pensamentos são os mesmos de antes, você é a música chiclete que não sai da cabeça. Durante um tempo pode até ser que alguém pense em você, mas isso logo acaba, só você que não esquece, portanto quem é que não sai da cabeça?
Eu sempre achei que o amor mais verdadeiro do mundo é o do jardineiro para com seu jardim. Ele não faz nada esperando que elas respondam. Sente-se feliz pelas que brotaram e nunca infeliz pelas que não germinaram. Cuida com a docilidade e paciência de quem gesta um filho, sem nunca pedir nada em troca, ama sabendo que se não o amarem, amanhã ele estará plantando tudo de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário