quinta-feira, 9 de junho de 2016

Seja grande




Ontem por volta do fim da noite, uma pessoa veio a mim e disse que seu maior sonho na vida era ser algo grande. Que não tivesse que mostrar submissão ao “seu ninguém”.
- Bom eu não conheço seu ninguém, mas tenho certeza que deve ser um sujeito chato, para tirar a paz dessa pessoa.
Penso sempre como somos complexos. O que é bom para uns, não necessariamente é para outros. Talvez explique o motivo porque eu me recordo lá na minha infância que um menino ajudou a roubar uma galinha do vizinho para o almoço da  sua família, e ele se sentiu tão feliz comendo carne, algo tão diferente do dia a dia dela. Aquele ato falho  de uma família parecia fazer algum sentido mediante a fome. Pelo tanto que o conheço, sei que isso ficou incrustado na sua alma, e faz diferença sim na concepção final do seu caráter como pessoa.
Tem muita gente fugindo do seu passado. Deseja ardentemente esquecer-se de tudo e virar uma pessoa diferente, o que passa necessariamente por ser grande – nem tanto melhor – mas poderoso o suficiente para não passar por aquilo tudo de novo. Todavia enquanto não enfrentarmos nossos medos, continuaremos a correr atrás do próprio rabo.
Eu li em algum lugar  que para ter foco, é necessário desprender intenção não no velho “eu” e sim no projeto de construir um novo “ você”  todo dia. Isso, porém requer tempo e reconhecimento das fraquezas; muito mais do que isso, só vi em poucas pessoas essa mudança do nada, sem que antes tenha caído o mundo na cabeça.
Geralmente sentamos no meio fio da vida e visualizamos ela passar, mudos e silenciosos, assistindo a tudo sem querer participar.
Também li em outro lugar que para ter a beleza da vida e do amor, há de se considerar os espinhos como um presente e uma oportunidade de se reconhecer limitado no seu poder de resolver tudo sozinho. Afinal a rosa não vive sem os seus espinhos; assim como na vida; temos que ter tato com os percalços (espinhos) e carinho com os sentimentos (flor).
O que eu vejo? Vejo as pessoas negando todos os dias viver. E viver é sim abraçar também os espinhos. Observo as pessoas fugindo do olho no olho. Poucos são os que te desafiam a encarar revelar-se profundamente, observo uma multidão que escorre feito água para debaixo das pedras; considero os sorrisos frágeis, cheios de um pedido de aflição para se redescobrir como pessoa.
Enfim...
Para SER GRANDE é necessário diminuir-se também.

SER GRAAAANDE É... Aprender a ser cuidadoso...  Saber ser elegante...  Saber brincar sem magoar os outros... Saber aceitar as diferenças... Saber usar a sua grandeza em benefício de todos... Saber baixar-se para ver o melhor ângulo... ... Não usar o tamanho para envergonhar os outros... Saber que o equilíbrio é importante... Saber amar o que é ainda maior... Saber divertir-se com amigos de todos os tamanhos... Não se importar de ficar na sombra para que todos possam aparecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário