sábado, 11 de junho de 2016

A razão pelo qual eu ajudo as pessoas

Conversei final de Maio com um senhor o qual admiro muitíssimo. Ele representa para mim a síntese de quem ajuda os outros sempre com um sorriso nos lábios.

Quando eu digo ajuda, estou sendo simplista até.São coisas e situações que não é para qualquer um fazer.

Eu tinha sido agraciado com a presença dele na minha loja a primeira vez nesse dia e logo para realizar um serviço de grande responsabilidade. Após as tratativas de preço e serviço marcamos para o dia seguinte ele receber pronto. Pois bem, vindo pela segunda vez, tentei ser breve para ele não perder tempo comigo, afinal conheço a ocupação dele quase que total do dia; não mais que me surpreendeu e ele não quis pressa, apenas quis saber como eu passava e fez uma leitura fria de mim. Algo que eu mesmo faço com os outros, mas não com a facilidade, qualidade e espiritualidade dele, mais do rapidamente meu mundo caiu por terra e me vi tão desnudado quanto talvez nunca tenha sido. Fiquei com as palavras presas e o nó na garganta fechou-se completamente. Preso ali nas minhas próprias palavras e pensamentos, ele me deu lições do futuro e do que deixei passar. Calado fiquei, porque palavras não mais saiam, e calado permaneci até que ele terminou.

No final de tudo perguntei se ele fazia isso com todo mundo, e como ele ajudava pessoas que não eram do seu agrado.
Ele me respondeu:

- Simplesmente amo o que faço de uma tal forma, que nunca é pela pessoa em si, sim pela razão de amar o que eu faço..
- Mesmo que seja um condenado apenado ou um grande amigo, a minha atividade por si só me enche de amor de realizá-la. Talvez você entenda quando o trabalho te gratifica ao ponto que elogios ou críticas não te abalam mais, assim é minha maior motivação.

Quando alguém me oferece ou conta que faz as coisas de boa vontade ou boa fé eu agradeço e recuso logo ajuda. Afinal boa vontade não é vontade é pré vontade - quero gente decidida em fazer por fazer e pronto. Todo ser humano que busca elogios e reconhecimento enfrentará desafios superiores à sua capacidade de suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário