quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sobre o jogo da Baleia Azul

download

Limitei por esses dias apenas observar o fenômeno atual, tal qual foi o anterior do jogo da asfixia. Ambos nascidos nas redes sociais e praticados por jovens problemáticos ou não. Não se espante, seu filho(a) pode agora mesmo está vendo e lendo sobre esse jogo. Se ele vai seguir à risca os 50 itens idiotas que um imbecil criou eu não sei. Espero que não! Más não é um fenômeno novo. Se você é nascido depois de 1970 deve te passado pelo fenômeno mundial da Tábua Ouija, mais conhecido aqui como " O jogo do copo ". Ou então você deve ter ajudado a expandir a lenda urbana da " Mulher de branco ". Em todos os casos, foram relatados algum acidente com vítimas de leve gravidade, até morte. O Próprio jogo do copo fez suas vítimas em mais de 50 anos de sua criação. Embora eu seja espírita, não comungo com a ideia ou da concepção do jogo, mas entendo perfeitamente que na psicologia, muita gente é influenciada ao ponto de entrar de cabeça na ilusão de estar participando de algo grande. É dentro desse prisma que quero falar: E, você aí, todo adulto, todo seguro de si, por acaso não se deixa influenciar também? Como não esquecer dos jogos sociais modernos? Milhares de pessoas dançaram " A macarena no mundo, ao ponto de fazerem vídeos humilhantes, só para aparecer. A prenda do balde de gelo, que viralizou por meses, onde pedia para as pessoas jogarem na cabeça água gelada. As tais correntes sem contexto algum. E tantas e tantas modas surgindo, que de uma hora para outra, seus amigos estão copiando em profusão. Tudo cabe na necessidade de participar de algo grande. Na obrigação que o sujeito se coloca de estar inserido em algo que todo mundo faz... ou pelo menos meus amigos estão fazendo...

É a velha história de não ser diferente, ao ponto de ser esquecido por todos. Logicamente existem suas exceções e vai ter quem leu até que dizendo : " Nada a ver ! Faço porque gosto, e coisa e tal... ".

Não tô aqui pra julgar e nem dizer que esteja errado. Apenas reflexionei sobre o tema, porque não é novidade alguma. Na década de 70 surgiu o movimento New Age, milhões de pessoas entraram na moda. Centenas de seitas nasceram e só em Oklahoma morreram 900 adeptos do Jim Jones, conhecido como maior suicídio coletivo de todos os tempos. O mundo é povoado de pessoas totalmente diferentes, ansiosas para se descobrirem em comunidades que tenham seus páreas. Sem qual se sente sozinho.

As crianças e jovens do jogo da baleia azul, não são diferentes dos adultos, só são mais fragilizadas e suscetíveis ao pensamento coletivo que se estão todos fazendo é bom. Os pais que apenas dizem: - Não jogue essa merda! Estão fadados ao fracasso! É necessário mais do que isso. É necessário mostrar que ela é importante no mundo deles, muita mais do que eles pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário