Crônicas do dia a dia, frases, pensamentos e curiosidades
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Peixes-pênis
Após uma tempestade, a praia californiana de Drakes Beach, nos Estados Unidos, apresentou um cenário surpreendente. A forte chuva levou milhares de "peixes-pênis" para suas areias. Em inglês, o estranho animal também é popularmente conhecido como fat innkeeper worm ("verme gordo hospitaleiro", em tradução livre).
Esses animais invertebrados (cujo nome científico é Urechis caupo) vivem em tocas em formato de "U" no fundo do mar. Biólogos acreditam que a tempestade expulsou as criaturas de seu habitat natural. Os peixes-pênis medem entre 20 cm e 50 cm, vivem cerca de 25 anos e alimentam-se de plâncton, bactérias e outras pequenas partículas presentes no mar.
Eles são chamados de "hospitaleiros" por dois motivos. Em primeiro lugar, eles dividem seus alimentos com "hóspedes" em suas tocas. Isso porque, ao se alimentar, o peixe-pênis desperdiça grandes partículas de comida, que acabam sendo consumidas por outros organismos. Além disso, suas tocas são usadas apenas temporariamente, sendo ocupadas depois por outras criaturas marinhas.
Apesar da aparência esquisita, os peixes-pênis são considerados iguarias no Japão e na Coreia do Sul. Eles geralmente são consumidos crus com apenas sal e óleo de gergelim, ou com uma pasta de pimenta vermelha conhecida como gochujang. Quem já degustou o verme disse que é ele consistente e salgado, além de também apresentar algo de surpreendentemente doce em seu sabor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário