sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O profissional da saúde

Resultado de imagem para dia a dia de um hospital


Quem trabalha em hospitais sabe o que vou dizer aqui.
Um monte de gente critica a frieza de alguns profissionais ou ataca a pessoa dela, dizendo que é volúvel e instável. Se você trabalhasse em um lugar onde o milagre da vida acontecesse todo dia, que pessoas ressuscitam do nada e outras morrem engasgadas com um biscoito, entenderia o que quero expressar. Não dá tempo de ficar condoído com a dor do outro, pois o próximo entrará pela urgência mais necessitado do que o que já passou. Não entra só paciente, entra também os problemas pessoais dele; sua vida e tudo que o cerca. Entra o doente e entra o pai e a mãe do doente, entra à crise familiar, o marido violento, o pai molestador, o filho drogado, o desemprego e o desespero que assola este país.
Tudo e todos passam pela porta da emergência. Quem está sendo operado ou cuidado, talvez tenha a única oportunidade de ter alguém velando por ele. A injeção dói menos que o desprezo em casa. O profissional da saúde assiste a vida dos outros desenrolar na sua frente, sem poder dizer que passa o mesmo que ele – precisa de ser forte, quando quer chorar – tem que ser paciente, quando tudo pede pra gritar. Metade das pessoas que conheço da área hospitalar tem urgência de viver o que tem de ser vivido. Mais da outra metade está no segundo ou terceiro casamento, não tem como amar sem ter medo de perder, porque dentro de um hospital a vida vale um sopro, talvez uma brisa... Por mais que o médico e toda equipe se esforce, a vida escoa pelas mãos. Do nada você está em pé conversando e recebe a notícia de um câncer, de um tumor cerebral, ou ouve falar que o tiro passou pela carótida e não deu tempo de fechar. Pois é, a vida passa rápido demais bem de frente aos seus olhos ela mostra que o riso antes solto vira tristeza. 
O profissional da saúde sabe que não é imune a tudo isso, por isso talvez mude tanto, se fecha tanto para os outros - ama de menos, enclausurado em sua bolha até que o próximo paciente adentre para mais uma urgência. A gente sabe que o significado de ‘ESTAR BEM’ é sustentando até o diagnóstico chegar. Pessoas morrem, vão e vem, mas você tem de ser o mesmo; ninguém vive a dor do próximo, sem se ferir também. Quando escrevo que as pessoas precisam parar de serem medrosas, egoístas, narcisistas e etecetera... Não é sendo crítico, é a verdade nua e crua, não existe o dia do amanhã se não for feito no hoje. Depois é muito tempo perdido. Esperar para ver é inútil quando se sabe que não existem super-humanos. 
Para se lamentar de algo, basta não fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário