Eu deixei de ficar estarrecido com qualquer coisa. Ontem um rapaz se jogou do segundo piso do Galeão para morte, porque não conseguiu ganhar um Iphone. Semana passada uma mãe tentou matar a filha porque ela estaria atrapalhando a nova relação dela com seu novo "marido". Para mim está claro: Jovens e adultos das últimas três décadas estão todos contaminados pelo bichinho da mesquinharia. Cheios do vazio existencial. Apaixonados pelo próprio ego e desinteressados pelo esforço. Tentar matar a mãe porque dava trabalho? Ahh isso a gente já vê sendo feito de diversas formas, a mais comum é o filho ou a filha começando a trabalhar e os pais abdicarem de receber sua ajuda financeira em casa em detrimento do " bens estar" financeiro do jovem. A pessoa já aprende errado! Pensa que a vida é sua e faz dela o que quiser, inclusive NADA! Em meu primeiro salário da vida, ganhei de minha mãe a conta de água e luz de presente...Aprendi a ter responsabilidade, Comungar com a partilha. Caso contrário, seria um parasita desses que ficam sugando dos pais toda sua energia, até que eles não consigam mais nada e dai vem a vontade de se livrar do "problema". Um adulto assim, ensina o mesmo adiante, deixando o mundo como está, igualzinho o momento em que vivemos.
Crônicas do dia a dia, frases, pensamentos e curiosidades
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Passe no Autista
Acredite isso é tão comum. Dezenas e dezenas de famílias levam seus filhos autistas para casas espíritas e ou igrejas afim de “curá-los”. Não tenho a menor pretensão de ser a VERDADE aqui, mas posso trocar ideias, e trocando ideias e informações, posso dizer com convicção: Autistas não precisam de rezas, orações e nem passes. Sabe por quê? – Porque eles não são doentes! Eles são apenas uma forma de vida diferente da nossa! Uma evolução de um aspecto que temos como “qualidade”, mas por vezes são nossas maiores fraquezas... Os autistas não acumulam energias! Você dar um passe em um autista vai entrar pela cabeça e sair pelos pés, só para exemplificar. Eles concentram muito pouca energia pelo corpo, a maior parte está em sua mente, por isso deles serem extremamente inteligentes ou talentosos. Então, tudo que lhes interessa está sendo aproveitada. Eles não sofrem de saudades superlativadas, de amor platônico, de perda irreparável, ausência romântica, nada disso, que nos torna volátil pelas energias, afetam eles como nos afeta. Eu sei, eu sei... Existem diversos tipos, graus de autismo, mas falo especificamente dos tipos cujos pais acham que vão curar pela fé. Não há cura, porque não há doença. O espírito não adoece, ele só escolhe viver de outra forma na Terra. Eles se importar com outros aspectos evolutivos que vão nos ajudar futuramente, tanto na ciência como na vida. Um autista não acumula energia, pelo contrário, deixa ir facilmente e absolve diversas outras... Às vezes, somos os culpados: Os pais estão brigando e ele capta isso e se estressa junto, podendo até explodir de raiva momentânea, mas é a raiva do ambiente que ele captou. Eles captam tudo, então pense bem quando estiverem projetando seus pensamentos e emoções. A história boa é que eles vão deixar ir embora, tão logo mude o ambiente.
Passe no depressivo
Não faz muitos anos que descobri a triste constatação: Dar passe em quem está com quadro de depressão é nocivo e perigoso.
Um depressivo é um sugador de energia. Não é culpa dele! Mas, é assim que funcionam as coisas. O depressivo suga tanto, que acaba bloqueando a saída da mesma e acaba ficando “sufocado espiritualmente”. Já vi pessoas que só pioraram, porque a relação é muito parecida com um exemplo da metáfora da água: Água boa é água corrente. Presa, vira tóxica.
O depressivo seja por qual motivo ou gatilho tenha desencadeado isso, acaba se tornando um vampiro de energias. Se for por causa de algum “obsessor”, este mesmo estará anexado sugando a energia dele e colocando em cima outra maior e ruim. Se for por remédios em excesso ou traumas, dar-se a mesma coisa: Alguns órgãos do nosso corpo são capazes de acumular energia, como acumula gordura, o exemplo é natural, porque o nosso espírito visa por questão de sobrevivência ter uma reserva, e esta reserva presa, acaba virando tóxica. Tudo por principio tem que circular na gente, seja o sangue, a água que bebemos - adrenalina, alimento e por fim : ENERGIA.
O PASSE simples, nada mais é do que um concentrador (uma doação) de energia. Serve para muitas coisas, menos para DEPRESSIVOS. E, como resolve? Retirando a energia. Usando passes dispersivos e alinhando... Dispersivos e alinhando, nada mais. Eu já sabia disso por ver in loco acontecendo...Vi algumas pessoas sofrerem anos se arrastando em centros, igrejas e cultos, mesmo na maior boa tentativa, nunca se resolvia, até que comecei a entender através de um médium que teve que ter uma depressão forte e paralisante, sendo ele a vítima, para descobrir que seus irmãos estavam afundando-o cada vez mais. A solução foi retirar, mas ninguém sabia fazer, até que um budista ajudou ensinando uma coisa que as casas espíritas não sabiam: Nem sempre doar resolve! Ás vezes tem que retirar tudo para renovar o espírito. Deus sabe disso, e nos ensina, afastando-nos de coisas que achamos que precisamos.
Os 33%
Existe uma equação universal sobre amizades e relacionamentos:
33% das pessoas que você conhece, vão gostar de você, sendo você a pessoa que é;
33% não vão gostar – não importa o que você faça;
33% vão ser indiferentes a sua vida. Elas estarão contigo se assim for conveniente e se afastarão se também for. Todavia, você, eu, qualquer um, gastará uma energia enorme tentando agradar esses INDIFERENTES, porque é da natureza humana querer ser amado. Até que mais maduro, possamos compreender o tempo perdido e assim cesse esse esforço inútil. Contundo, muitos não aprendem e vão continuar se esforçando e sofrendo. Talvez explique por que tanta gente faz fotos em cima de fotos, postagens em cima de postagens dizendo que “Estou bem, estou ótimo, estou feliz, olha como estou...” E na verdade não está, porque se estivesse, estaria somando a sua vida valores emocionais melhores. Quem não gosta de você, não gosta por “ns” motivos, um deles é porque suas energias não se batem. Resolva isso ou deixe que o ciclo da vida se encarregue de resolver. Os que são indiferentes, simplesmente não sabem o que sentem a seu respeito: Ora gosta, ora não gosta. Não liga... Não te olha, não te respeita e nem sente inveja. Mas, elas saberão ser nocivas se você entregar seus segredos e suas intimidades. As pessoas que nos admiram, só sente esse sentimento porque nos enxergam com qualidades que são próximas das delas ou elas almejam ter, seja por puro carinho, amor ou semelhança de pensamentos. Outras serão conquistadas, como deve ser as coisas.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
Sincronia perfeita!
Se você reparar no seu entorno, verá que a vida transcorre para os outros como a sua própria... Principalmente porque saímos de casa tão absolvidos pelos nossos problemas que deixamos de ver que todo mundo também tem o seu.
No fim da rua que moro, tem um semáforo. Saindo de casa para o trabalho, invariavelmente acabo pegando ele fechado, o que já me acostumei e hoje não foi diferente... Acontece que fiquei três carros atrás - e por isso deu para ficar olhando o movimento da rua, até quando do nada surge um velhinho baixinho e careca, correndo com roupa de moletom azul escuro de listras brancas... Até aqui nada demais, o que me chamou atenção foi o modo dele atravessar: Correndo e segurando a calça como se tivesse medo de deixa-la cair. Na primeira sensação que tive, era que ela estava muito folgada para ele, pois o mesmo é muito magro, algo de se notar. Todavia, ele atravessou e foi direto para o portão do prédio, chegando até escorregar na pressa de chegar... O que ocorreu em seguida era desesperador (no ponto de vista dele), o velhinho digitava o comando na portaria e empurrava o portão... Nada! Digitava e empurrava... Nada! Não abria, e eu estava com um olho no semáforo e outro na situação, aqui e acolá, pronto para saber o que aconteceria primeiro...
Assim que notei o semáforo abrir e os carros começarem a rolar na primeira marcha o velhinho também começou o dele... Antes de partir, vi que ele grudava as costas na parede do prédio, olhando para o céu em súplica, pensei que era algum tipo de oração... Do tipo que a gente faz quando fica todo cagado na rua e não tem como sair do canto.
“A velha alma"
Habita na Terra um ser que vislumbra o mundo pela janela do tempo. Caminha apagando seus passos, como o vento faz com as pegadas na areia. Sua existência não é solitária; nem mesmo é por uma preferência ou um temperamento antissocial, ela é simplesmente velha. Tão antiga quanto os imensos picos e montes; tão viva quanto os velhos carvalhos; tão mansamente existencial quanto o mar. Essa pessoa é de um tipo de alma antiga, possui uma visão de vida diferenciada, menos acelerada do que daqueles ao seu redor... Talvez você já tenha experimentado isso em sua própria vida, ou testemunhado em outra pessoa... Se assim for, essas palavras foram dedicadas a você, na esperança de que o ajude a definir-se ou a compreender melhor o outro.
Goza rápido demais!
Se a vida fosse só números, poderíamos consertar usando fórmulas matemáticas. O problema também é que muitas mulheres torcem para que o ato em si dure menos de 2 minutos. Diferentes tipos de casais perdem a vontade, muitos homens fingem orgasmo também. Outras mulheres torcem para que o "o dia de fazer sexo" seja esquecido pelo companheiro. Há uma gama maior de interações sexuais que ultrapassa a reclamação do sexo rapidinho. Isso é uma mostra da perda do contato íntimo. Eu mesmo tenho muita dificuldade em chegar lá, às vezes passa até do ponto... E nem sempre podemos dizer que é bom, porque durou duas horas. Melhor dos mundos seria se os dois pudessem conversar sobre como preferem e como se adequarem ao tempo, desgaste e fuga.
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Certo, imoral ou engorda.
Temos um sério problema quando queremos julgar as pessoas pelo que pensamentos ser certo ou errado. Existem coisas que fogem da nossa compreensão. Tem situações que a meu ver é uma coisa... E para o outro não é; precisamos entender que tudo que sabemos sobre alguém é pouco. Quando você determina que isso seja errado, é errado para quem? Você pode mesmo julgar uma traição de um casal? Sabe o que se passa naquela relação? – Não sabe... Não sabemos nada, mas queremos determinar o futuro das pessoas. Achamo-nos aptos para dizer com quem anda - o que fazer - aonde ir ou como vai se formar na universidade. Não resolvemos nem o sabor da pizza direito, e julgamos os outros. Não sabemos quanto sacrifício uma pessoa fez para chegar até aqui. Uma mulher que obtém vantagens de um homem para sustentar seu filho pode ser imoral, mas é errado para quem? Eu não saberia responder.
Um pai de família que vende roupas ou eletrônicos piratas pode estar fazendo algo errado segundo a lei, mas é imoral? É Imoral sustentar sua família, quando não existem outras opções? Existem muitos casais que não se separam porque não existe mais para onde ir. Pode ser imoral ao seu ponto de vista, mas certo ou errado, cada um sobrevive com as ferramentas que tem. Nem todo mundo consegue viver a vida do outro. Para muitos o dia não termina na sala de estar com um copo de vinho e uma mesa de frios. Outros nem mesmo sabem o que vão conseguir de dinheiro para sustentar a mesa. Mesmo a mais bela das mulheres morre de medo da solidão... Ou o homem mais rico do mundo, sabe que não se pode comprar o amor de alguém, o corpo sim, a presença também, não o coração. Certo ou errado é uma visão limitada da vida. Certo ou errado é minha opinião ou sua opinião sobre algo.
"Cantora Gospel Lucimara Pires, bate na mãe..."
O problema principal das pessoas hoje em dia é quererem dar uma cara para o motivo de certas maldades e atrocidades. Não compreendo porque demonizar os evangélicos! Talvez o demônio esteja em você, não exatamente em quem é evangélico/ católico ou espiritualista. Em nome de uma raiva ideológica sem propósito estamos querendo estigmatizar todos que porventura sejam contrários a nossa visão de mundo. Deixa eu te dizer uma coisa: O Papa há 20 dias deu um safanão numa fiel! Gandhi desafiava as religiões em sua época e menosprezava certas pessoas que não acreditavam nele. Jesus quebrou barracas no Templo de Jerusalém. Pedro o negou três vezes, a Inquisição matou e queimou mais mulheres que muitos países muçulmanos hoje em dia. Não procure culpados para dar uma cara, talvez na sua própria família tenha um psicopata pronto para fazer algum mal.
Se a "cantora gospel", bateu na mãe de 70 anos, foi de dentro de sua alma que surgiu essa ação. Uma ação imoral, violenta, descabida e tudo o mais que se possa falar...Porém, vamos parar de querer isolar uma religião ou um partido para dar um propósito que só na nossa cabeça existe. Não foi presidente Bolsonaro que fez ninguém matar o outro, nem a mãe que afogou a filha, nem o pai que estuprou o filho, nem o irmão que executou o irmão. Não foi a igreja, seja ela cristã ou não que te fez ser mal, você é mal porque escolheu agir assim. As pessoas estão agindo pela paixão de seus egos superinflados. Ou então, agindo de acordo com sua vontade que não aceita um rompimento ou um “não”.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Deixa a vida seguir seu rumo!
Há 24 anos que vivo os pensamentos espíritas. Com idas e vindas, ainda é uma doutrina consoladora para muitas questões espirituais. Todavia, cabe uma crítica contundente: alguns espíritas não enterram seus mortos. Diversos centros estimulam o continuísmo da memória de quem já se foi. A dor ao invés de ser trabalhada, passa ser fomentada pela repetição de se querer se comunicar. Nunca acaba! Conheço senhoras que após 20 anos ainda são estimuladas pelos companheiros do espiritismo a falar, quase santificar seus entes queridos. E, isso eu não concordo! Depois do luto, tem que existir o desapego. Caso contrário viramos nossos próprios obsessores. Uma roda interminável de dor que nunca se despede. Nunca deixa partir. E a vida foi feita de dias e noites, sorrisos e choros. A vida exige que avançamos na nossa missão.
A última pegadinha Charles Chaplin
Charles Chaplin foi sem dúvida o maior gênio da comédia, e digo que está entre os 10 de todos os tempos no quesito patrimônio cultura do mundo. Mas, você sabia que depois de sua morte, três meses depois seu corpo foi roubado? Isso mesmo! Sequestraram o Chaplin e depois pediram resgate a sua esposa que na época era Oona. Para que pudessem devolver, exigiram um alto valor - porém encontraram uma mulher determinada, que não pagou o resgate, mas chamou polícia. A história virou a última comédia do gênio, porque na primeira tentativa da polícia de pegar os sequestradores já com um valor bem abaixo da pedida inicial, eles conseguiram escapar cinematograficamente. Depois, eles insistiram de novo em pedir novo resgate: agora metade da segunda pedida( hehehe), desta vez a polícia monitorou cerca 200 orelhões da cidade para saber quem eram os bandidos e acharam, prendendo e obrigando a confessar o local.
Apesar das inúmeras teses de que ele foi sequestrado porque tinha feito o "Grande Ditador" e os alemães queriam desforra, os verdadeiros sequestradores eram dois rapazes jovens que só queriam dinheiro, porque viram um filme que tinha esse mesmo enredo dar certo( o deles deu muito errado), depois de tudo isso, Chaplin foi encontrado em um topo de uma montanha na Suíça, enterrado em um lindo campo, quase que Oona deixava ele lá, ela ainda pensou por um tempo, até decidir trazê-lo de volta e colocá-lo em uma cova de concreto.
Chaplin até depois de morto fez comédia...
Eles não amam nada. Nem a si mesmo.
Percebeu como essas notícias que fulano(a) matou ou mandou matar sicrano, são recorrentes? Estão todos os dias pipocando pelos noticiários. São crimes passionais, de trânsito e ou brigas que pouco possui importância para se levar a morte, mas estão matando facilmente.
Não é a pessoa que não valoriza a vida do outro, ela não valoriza a sua própria. Uma pessoa que se envolve com brigas e discussões à todo instante, não tem amor próprio pela sua existência e quiçá terá pelos outros. Você se relaciona com quem levanta da mesa para dar uma tapa em outro (a) na outra mesa, pode ter certeza: Não será a última vez que ele ou ela fará isso. Todo mundo é um potencial assassino, a psiquiatria revela isso em seus estudos, principalmente sobre pressão. Mas, nem todos reagem por igual, alguns valorizam a sua própria e conseguem se afastar de seus piores extintos. Vejo gente fingindo que não enxerga isso no outro, por infinitos motivos... Uns avaliam que a moça por ser “linda”, vale a pena ignorar seu alto ciúmes e suas atitudes violentas, barracos e demais coisas. Ou, a mulher por achar que o cara é um ótimo partido, rico, deve ignorar que ele tem atitudes ofensivas, rudes com as pessoas e até de violência para com ela. Pois, é nessa de achar que com “ela” não vai acontecer, acaba acontecendo. Não existe mulher gostosa, ou príncipe nenhum que valha sua vida ou de seus filhos e familiares. A solidão não é desculpa para deixar um ou uma sociopata entrar na sua vida.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
'O Caso Richard Jewell' e a ética no jornalismo
Do diretor:
Clint
Eastwood
Em tempos do mau-caratismo de uma parcela do jornalismo, saber
que existe as redes sociais, nos possibilita filtrar as reportagens e verificar
as fontes desses mesmos jornalistas. A
porcaria jornalística não se resume só ao Brasil, temos essa doença em quase
todo o mundo. Se as redes sociais “ajudaram” a distribuir conhecimento, também
aumentou o número de mau-caráter na mesma proporção que se utilizam da
ferramenta para promoverem suas loucuras. Não é por menos que identificamos que
determinados veículos de comunicação carregam na reportagem de uma forma e
outro faz diferente. Cansei de ler
títulos ou enunciadas jornalísticas cujo conteúdo era quase nada a ver com o
título. O diretor Clin Eastwood, um republicano, diga-se de passagem, conseguiu
demonstrar justamente como um péssimo jornalista ou uma rede de tv ou meio de
comunicação mal intencionado pode e consegue destruir uma vida sem o menor
constrangimento. A história é toda baseada na vida Richard Jewell, um segurança
de prédio, que ao tentar salvar vidas, acabou sendo indiciado como terrorista,
e aproveitando-se de um momento de caças as bruxas nos EUA, teve sua vida
arruinada por seguidas reportagens e notícias fakes criadas por jornalistas inescrupulosos.
Eu sei, você deve saber, que nada mudou, tudo só piorou ultimamente... Este
tipo de profissional que poderia através de uma máquina de escrever dizer
qualquer bobagem e ficava por isso mesmo, acabou, mas são como demônios sendo
exorcizados, gritando para evitar perderem seus espaços.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Os espíritos na sua cama (mulher assombrada de prazer)
Depois da esposa se queixar que estaria sendo visitada por espíritos e convencido de que a sua casa tinha sido possuída, O Prefeito de Judas-PE, Reinado Juncá, decidiu montar um equipamento de vigilância no seu quarto para encontrar possíveis fantasmas ou espíritos e acabou muito, muito surpreendido. Após 2 meses com a câmera filmando, a paranoia que tinha com o sobrenatural passou a horror quando ele decidiu ver as filmagens: BASICAMENTE, TUDO O QUE FOI FILMADO FOI O FANTASMA DO ROBERTÃO E DO FELIPINHO, TODOS AMANTES DA SUA ESPOSA.
A mulher de 28 anos de idade, cuja identidade permanece anônima por razões legais, vai mesmo ter de enfrentar a justiça por ter mantido relações sexuais com um dos amantes menor de idade, alegando que não sabia que 16 anos estava abaixo da idade legal. No momento em que viu a imagem, o homem em questão, incrédulo, chamou as autoridades e a sua companheira foi levada para dar esclarecimentos. Talvez ele preferisse ter visto os fantasma.
Fala de amor, mas bate em mulher...
Compositor de músicas que falam de amor e vida a dois. Alto, bonito, rico e cheio de fama. Pelo perfil dele é 1 lugar no imaginário das mulheres. Más, como qualquer um, carece de conteúdo e por enquanto é só lembrete de capa de revista. Letra de música sem dono.
Um troféu para muitas, tem gente que só sai de casa se for para ficar com uma figura dessas.
O rapaz não é capaz nem de respeitar fisicamente a mãe de seus filhos, ainda por cima grávida?! Vai respeitar quem?
Pena que escrevo palavras ao vento... O que importa de fato é quem vai ser a próxima a ficar com ele...
Sobre "priquito" - by Gustavo Lima
Vivemos uma época estranha... Um homem tendo que explicar sua opção hétero. Do que Gustavo Lima disse, eu gosto até mais do que ele. Lamento pelas pessoas que não gostam. Todavia, isso não é a questão, o fato é: ninguém deveria ter que se explicar por algo hoje em dia ligada a sexo. Uma censura ridícula! Eu não nasci para ler essas frescuras. É muita gente patrulhando a vida dos outros a toa.
Sexo não é limitante. Sexo não serve para medir Qi. Nem mesmo impede que uma pessoa educada, culta, fale de como gosta ou faz na cama. Estamos na plenitude da abertura de tudo, do expurgo dos medos sobre sexo, da miserabilidade que era limitar a mulher ao ofício de ser mãe/esposa. Ela hoje pode tudo! Deveria ser mais aberta a comunicação. Ouvir de uma mulher palavras de censura é deprimente.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
Duvido
Sou nada religioso, deixei de acreditar na santidade dos homens que
curam outros homens para serem divinos. Mas, ainda possuo certas superstições
sacras. As mantenho para me dizer o quanto sou pequeno. Acredito no poder do
talismã que cultivo dentro de mim. Acredito que espelhos são como riachos que
correm pelas paredes. Refletem nossas desavenças, repetem os nossos erros,
cheios de memória, eles captam o melhor e o pior de mim. Talvez, por isso eu encobria todos eles
quando garoto. Espelhos comunicam a verdade nua e crua de quem você é; não do
que pensa que é.
Creio também em energias, telepatia de pensamentos comuns e na tangibilidade
de se tocar em alguém sem estar presente. Se não aceitar que existem coisas nas
quais ainda não compreendo, a vida fica muito vazia - perdida sem uma alma.
Viver não é só dar nós em cadarços de calçados. Acredito também em pessoas que
são eternas barreiras, para tudo que se argumenta, existe uma porta fechada em
sua vida. Uma vez eu dormia no quarto da
casa de minha avó, acordei no mesmo horário de sempre: Nenhuma outra
preocupação, nenhum perturbação, sono limpo dos justos, a diferença é que ao
olhar para o teto, eu vi o céu, sem explicação alguma, todas as telhas da parte
da casa em que eu dormia caíram. Nenhum som. Nenhum aviso. O sol iluminava-me o
rosto em dia de domingo, céu azul, dia esquisito. Acreditei daquele episódio em
diante, que certas coisas são feitas para só nós acreditarmos, mais ninguém.
Seja você e sua naturalidade se sobressai
Se você amou, diga para si mesmo: Foi ótimo! Más, se levou um fora,
deixa doer, mertiolate doía também... - Lembra que nossa mãe dizia que era para
nosso bem? Temos de parar de nos lamentar pelas coisas que não acontecem, é a
vida dizendo que o mundo não é fácil, não existe cobertura de chocolate grátis.
Não pergunte por que não acontecem determinadas coisas; não vai ter explicação;
não fará sentido e nem se realizarão, mesmo que você gaste um tempo maior que o
necessário. A felicidade é intensidade. Talvez, alguns dias terão sol e outros
não. Estar feliz exige da gente a capacidade de reconhecer a vida nos seus
estágios e nas suas estações. As crianças enquanto não buscam pelo amor, são
mais tempo felizes, porque não entende como entendemos. Quando ficamos
obcecados por uma coisa, perdemos metade da felicidade que ela proporcionaria,
porque deixamos de viver as outras coisas. Quando estamos infelizes é quando
menos desejamos mudar de planos, tristeza gera melancolia, que gera
introspecção e medo de ser feliz, buscamos voltar para a casca do ovo. Vou usar
de uma metáfora bem conhecida, um ser capaz de buscar sua felicidade, tem em sua
alma livre como wi-fi aberto, disponível para outras pessoas e outras conexões,
sem excesso de proteção e mediação para com as palavras, até diria que é uma
liberdade sem provocação. Gente que rir redondo, com todas as características prováveis
de um riso, sorri falso. Está dizendo que não quer intimidade para perguntas,
riso frouxo, gargalha de dentro para fora, arranca a máscara e faz sorrir os
outros também.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
Mutilaram a vida
Mutilaram sentimentos
versos gramáticas
sílabas
o homem tem pressa
é preciso concisão
querem mutilar a dor
os sonhos.... o amor
é o mundinho da tecnologia servido no balcão das respostas simples
ligeiro e descartável
como o ser humano
muitas bocas pra beijar
cliques e páginas para curtir
há vitrines de ansiedades
relacionamentos avulsos orgasmos em tempos reais
virtuais
suprimam palavras
vigiam cérebros...
razões...paixões..
impõe modelos
falta tudo
artigo
adjetivo
advérbio
verdades
ombro
sobra vazio
solidão
fome de compreensão
a morbidez invade
a programação da vida
na tela
tira o tédio
escapa o ócio
Falem sobre mim,
Morro de
medo de tentar evocar em mim precocemente princípios nos quais não conquistei
por inteiro... Um ato falho não bota tudo a perder, mas uma vida vazia não serve
de enredo. Acho que somente no final da última página, no último parágrafo, da
última linha da nossa história, é que podemos pedir para sermos avaliados pelos
amigos e amores – pessoas de curta duração, familiares e desconhecidos, indivíduos
que cruzaram nossa vida... Que deixem por lá, no rodapé da sinceridade, nossos
feitos ou não feitos. . . Talvez aí sim. . .quem sabe... Algo para se dizer ou
não, sobre... De quem ou a quem foi tocado no coração.
Causa e efeito,
O desejo é
passageiro do amor. O amor é caminhada. Já o desejo realizado passa... O desejo
não compromete o coração. Totalmente descompromissado, vira excitação... Quanto
mais satisfaço o tesão, mais fastio ele causa, até arrefecer. O amor, quanto
mais se ama, mais se quer amar. É uma eterna insatisfação. É raro ou não. Pode
acontecer num dia de tarde, ao olhar para o lado, ou numa xícara de café. Pode também
nunca acontecer. Não se sabe como começa. Já o desejo é mais fácil de ser
encontrado: Tá na luxúria. Carne. Pele. Com uma boa noite de sexo pode passar.
Porque é fome. Basta satisfazer para obter satisfação.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
Nunca se meta!
Outro dia, cheguei a um ambiente e todos estavam dando palpites solicitados por uma moça: - Vai, mulher não volta não!
A pessoa que recebia os palpites, também quis saber por mim a opinião: - Disse-lhe para não me ouvir ! Porque, qualquer coisa que eu dissesse - ela já tinha a decisão... - "O que você quer de fato é alguém que mostre algo novo para não voltar!".
Voltando para meu texto, eu sempre pensei que as pessoas possuem as relações e relacionamentos que merecem e cultivaram a vida toda. Nem dinheiro, emprego e saúde a gente comanda, mas as coisas do coração é uma delas que estamos sempre escolhendo. Se fosse uma dedução errada minha, não teria tanta gente escolhendo por perfil as pessoas. Eu não acredito em ninguém que dá a desculpa que “não consegue”, é “difícil”, essas respostas são prontas para tirar o peso da responsabilidade de comandar a própria vida. Tem gente que nasceu com a vontade de ser “guiada”. Não sabe dar um passo, sem alguém dizendo o que fazer; como fazer; quando vai fazer. É por essa razão que acho inútil discutir se a esposa é ciumenta e violenta ou é o marido. As pessoas escolhem mesmo quando são omissas. Omissão é uma qualidade que cabe bem somente a Suíça, o resto de nós, não consegue ir para frente sendo invisível na vida. Atualmente todos os modelos de relacionamentos estão sofrendo influencia das novas tecnologias, nesta nova “era” o tempo agora é escasso, as pessoas possuem outros interesses. Tudo que tinha um propósito deixou de ter, porque a sociedade como um todo está mudando, e é uma mudança para todo sempre da forma como veremos a vida. Na maioria das vezes o casamento tinha sido um subterfúgio para preencher lacunas na vida. A pessoa queria dar um tempo, casava! Queria ter um filho, tinha que casar né? Queria esconder suas opções sexuais, usava o argumento do casamento. Se fosse religioso, era algo quase impositivo. Não sou contra o amor, sou contra falar de algo que se desconhece e não se sente. Sou contra o discurso vazio e da hipocrisia. Família é como você abraça o pacote chamada de "pessoa"; ou se relaciona com a mesma dando a ela um sentido mais amplo que ancoradouro de seus problemas, dividindo sua atenção e sua vida.
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
O bom general...
sábado, 4 de janeiro de 2020
Aquarianos...
Minha natureza extravasa qualquer definição definitiva... Sou eu que completo as lacunas da minha página. Talvez não esteja pronta, nem escrita o suficiente. Não deixo concluir nada que começa ficar raso. Não deixo entrar nada que não tenha conteúdo. É dentro das perguntas que obtenho as respostas, não dá dúvida. Qualquer que seja o caminho, é preciso saber de onde partiu, para não se perder em devaneios. Eu aceito que falem...
Meu silêncio responde por mim.
Se seus cabelos falassem
Em 2012 escrevi uma crônica que falava sobre “MUDANÇAS VS CABELOS DAS MULHERES”.
Eu sempre achei - opinião minha, dentro de meus anos de observação, que a mulher quando precisa dar uma guinada na vida, ou algo atingiu profundamente todo seu ser, ela muda, mudando seu cabelo. Seja como for, do jeito que for: com cortes, coloração, aplique e etc.
Você fica acostumado com a aparência daquela pessoa, mas mudou completamente? Foi o cabelo? Pode seguir o rastro porque teve algum fato poderoso na sua vida. Lógico que outros setores do corpo também podem sofrer mudanças, como seu peso, seu estilo de se vestir e demais coisas, mas é sobre a cabeça da mulher que cogita as transformações. As mudanças nas mulheres não são nada sutis, são hormonais; são desafiadoras, atacam sem se preocupar em se defender. Criam terrenos minados, sacudem a orbita terrestre, invadem o meio ambiente masculino e tiram o sono dos desavisados. A mulher usa muito do corpo como texto para suas fotos, por quê? – Porque a mulher não é vista pela metade, sim por inteira, já reparou que ao vê-la, você a olha nos olhos e percorre todo o corpo? A mulher sabe disso como ninguém... Sabe o que se espera dela e como ousar e desafiar a compreendê-la. Ela é macro, não micro... É texto... E encenação! A mulher tem ideologia com a foto, com a linguagem que se fala na aparente imagem que produz. Mostra uma coisa dizendo um milhão de outras.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
A alma não é um paraíso
Outro dia sonhei com uma pessoa, sabendo do falecimento dela, me aproximei cautelosamente, todo mundo tem medo. Quem não assume... Anda mentindo para si mesma.
Ao iniciar a conversa, a pessoa que deveria saber quem ela era, me perguntou primeiro do que eu: - Você pensa que está falando com ele né? Tomei um assusto! – Será que cometi um erro?
Ela simplesmente sorriu para mim... Eu não morri, mas você morreu para mim! Fiquei alarmado, será que isso é um sonho meu ou sonho dele e eu morri sem saber? Antevendo as próximas perguntas, apressou-se a dizer: Aqui eu não vejo a possibilidade de sentir saudades, nomes, profissões não nos interessam mais. Não pense que falo por frieza, mas com a certeza que permaneço vivo nas lembranças de vocês. São todos vocês que me permitem ter ainda um nome, um significado ou um sentimento. Eu estou vivo através do que vocês se lembram de mim, mas não funciona assim conosco aqui. A morte é sair daqui para a sua vida. Não precisamos sentir nada se não quisermos sentir, porque tudo é possível. Eu sou quem você quer que eu seja, mas posso não ser muito bem... Eu ouvia tudo esperando a qualquer momento acordar. Sentia que era tudo tão bem diferente do que pensava ser. Calma, amigo! A alma não é um paraíso, é um turbilhão de coisas ao mesmo tempo. Se você se obrigar a compreender, terá perdido um tempo valioso não sendo você!
Ter o controle...
Eu já disse para uma pessoa não só uma vez: “Quanto mais se quer o controle, menos se tem”. Fato! Não estou dizendo para viver uma vida de irresponsabilidades. Não se trata de jogar tudo para o alto, até pode ser – conheci pessoas que renasceram melhores quando se perderam. Mas pode ser também alguém que toca a campainha e saí correndo... Você pode não saber quem vai atender, assim como quem vai chegar a sua vida. Querer ter controle é se privar das novas experiências. Por outro lado, o bom de ser ter o controle é que o calendário da cozinha marcará todos os dias da semana com precisão a nossa agenda. Não o ter controle, te permite um dia diferente, onde tudo pode acontecer ou nada; vislumbra-nos o friozinho da espera na barriga, das possibilidades de se viver o suspense do dia e da resposta.
Na verdade, vivemos correndo na antecipação das coisas, tentando antever o dia do amanhã, abdicamos do hoje, para uma promessa de futuro melhor. É a lógica de controlar as ações, contratamos um seguro para o automóvel, um plano de saúde para o dia que a febre chegar, a escola para o filho advogado, a casa para fugir do aluguel, um concurso para ter estabilidade. Veja que eu não falei do “pessoal”, porque é na mesma lógica de controle que deixamos de viver o presente achando que teremos um futuro previsível usando as mesmas ferramentas. Ou o mesmo que praticar a tentativa de antever a dor da Frustração. Abdica-se do “pessoal” pela sombra do controle.Gente simples sabe a dor da frustração, reconhece e aprende como contorna-la para mais um dia lutar, porque não faz do controle a sua única alegria. Ás vezes não controlar tudo é a mais simples forma de viver.
Divagações após a virada.
Sexo é bom, mas homens e mulheres vivem dizendo uma coisa e fazendo outra.
Nós, os homens, dizemos que não vivemos sem sexo; mas na verdade exageramos muito no discurso e praticamos muito menos. Já as mulheres dizem que não ligam tanto para o sexo, mas podem fazer muito mais do que dizem.
Os homens não são tão incessíveis ao romantismo. Entretanto, as mulheres dizem ser, e na real, não são tão românticas como aparenta. Na prática, onde as coisas funcionam através da experiência e do aprendizado, cada caso é um caso, porém nos parece ser melhor repetir o que todo mundo fala que faz, para não fugir da “normalidade”. E, a “normalidade” nos obriga a ser hipócrita, ou no mínimo ocultar nossa natureza. Um homem que não “pega todas”, quando pode pegar, não é um homem. Uma mulher que não aprecie um filme romântico ou um convite para uma isolada praia paradisíaca, não é uma mulher normal.
Você pode se perguntar: - Mas, todo mundo gosta de ficar uma semana vendo areia e mar, longe de tudo? – Vão dizer: - Tá doido? Lógico que sim! – Eu diria que não... Eu mesmo não suportaria ficar isolado por tanto tempo. Não quero generalizar, mas é como vivemos... Como nos sabotamos para sermos integrados no pacote da felicidade. Não é por menos que muitos casais acabam se desentendendo depois que se conhecem melhor, porque a máscara não suporta uma boa dose de sinceridade. Quando saímos da adolescência, acabamos concordando que o melhor modo de viver é agindo como a maioria faz. Ser diferente foge do “natural”. Imagina a multidão de pessoas que frequentam uma igreja sem ter a menor vontade de ser religioso? Ou se casam para responder um anseio da família e da sociedade? Mulheres que engravidam por pressão. Homens que aumentam a família, porque a cada nova companheira que tem, precisa justificar que é duradouro com um filho. A gente constantemente se molda para encaixar em alguma coisa, com medo de ser colocado de lado, diminuímos a nossa personalidade até caber no bolso. Ficando no bolso, você a leva para qualquer lugar e age como se fosse “um igual” em um grande mundo cheio de gente igual.
Assinar:
Postagens (Atom)