quarta-feira, 29 de março de 2017

Sobre Paulo Coelho. Sobre nós invejosos...

DLD Conference 2011 Kfra6DLsuynl

Há muito eu pensei em escrever sobre esse escritor. Sim! Ele é escritor!

Faz anos que eu li seu best-seller O Alquimista, e de lá para cá li mais uns 8 dele.

Há quem diga que foi plágio sua obra mais vendida 65 milhões de livros.

Há quem o chame de falsário, enganador de uma obra de auto ajuda. O que eu não discordo 100%. Mas, pondero a todo instante. O livro mais comentado dos últimos 10 anos, que foi sucesso absoluto na literatura recente e nos cinemas, foi " Os 50 tons de cinza ". Acredite se quiser: E. L. James, comprou os direitos dessa obra depois de ler numa livraria qualquer, um livro fracassado de um escritor masculino, feito em meados de 78. Comprou, refez, rescreveu a visão para o feminino e se deu bem.

Foi um plágio oficial. E pergunto: - Mas, e dai?!

Sou dos que sempre disse que não suporto as frases parafraseadas e exageradas de Augusto Cury e Clarice Lispector nas malfadas postagens do povo. Parece obra de para-choque de caminhão, de tanto que a galera usa para tudo. Tão pouco sabem que a Clarice sofreu por 30 anos de esquizofrenia e depressão, e que seus textos são tiradas dessa maior parte do tempo no obscuro mundo dela. O que nos diz que para chegar onde queremos, parte da gente morre para outros poderem apreciar.

O Paulo Coelho é um desses que evita a dor... ou tenta. Ele não é nenhuma mente genial dos últimos tempo. Tão pouco o exemplo moral de vida. Mas, é o cara dos 65 milhões de vendas de um só livro. É o cara que ultrapassou a marca dos 90 milhões em todas as suas obras lançadas.

E o que importa no final, é quem fica ao lado, achando que faz melhor e não faz. Cansei de escutar bandas dos anos 70/80/90 geniais de uma música só. Quem disse que precisamos ganhar o universo para ser feliz? Tem uma certa melindrice no mundo acadêmico, principalmente brasileiro que considera obras de grande conteúdo, o que passa pelo crivo deles. O que eu digo com sinceridade: Inveja e desonestidade.

Ninguém que produza algo de impacto nas pessoas é digno de crítica pela falta de esforço e talento. Eu prefiro ser uma pessoa de sucesso, podendo apreciar o que de bom colhi da vida, do que produzir algo para os loucos no futuro serem reconhecidos. É a maldição da maioria dos grandes gênios - fazer algo para posterioridade - dane-se a posterioridade - eu vivo é no agora! Sou também daqueles que acho desnecessário carimbar pessoas como ídolos, pastores, exemplos e condutores de outras pessoas. Existe uma carência intermitente de fé em si mesmo, que atinge a humanidade de uma forma, que precisamos eleger heróis para nos substituir. A coisa desandará mesmo, quando elegermos outros homens para engravidar nossas mulheres!!!

Enquanto isso a luta é travada internamente. O fracasso é teu bicho. Assim, como não reclamo dos ricos, por serem ricos. Dos amigos por trocarem de carro. Não sou seguidor de ninguém. Acredito que só devemos tentar entender por onde a água flui e seguir seu curso. Nem mais e nem menos.

A grande maioria das pessoas perdem tempo tentando diminuir o resto que deu certo.

Desculpa pelo textão de novo.

É possível evitar a dor? Sim, mas você jamais aprenderá alguma coisa. É possível conhecer as coisas sem verdadeiramente experimentá-las? Sim, mas elas nunca farão parte de você.” … (O Aleph )

Nenhum comentário:

Postar um comentário