terça-feira, 19 de maio de 2020

A Fábula do Bode

Arrumaremos um bode.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Existe uma fábula que conta a história do lobo e do cordeiro. O lobo e o cordeiro estão bebendo da mesma água, no mesmo córrego, até que o lobo vira para o cordeiro e diz: - Foi você que sujou a água!
- Mas, eu? Por quê?
- Foi você mesmo, está aqui comigo!
- Eu sou mais baixo do que você, se tivesse sujado, você poderia ter visto.
- Então, foi seu irmão!
- Não tenho irmãos!
- Foi você no ano passado!
- Ano passado eu nem sairia dos peitos da minha mãe.
- Não importa! Foi teu pai, foi ele que sujou tudo! E, assim atacou o cordeirinho.
A história nos mostra. Que procuramos culpados para responder por ações que queremos fazer. Precisamos ter alguém para culpar. Porque culpados são instrumentos de transferência. Aliviam a nossa necessidade de ter que repensar nossos atos. Achar logo um culpado, responde anseios até de nações. Muito embora, a inocência, seja apenas um objetivo para o depois estudar. Logo que temos um bode expiatório, tudo se justifica na linha tempo. Não se iluda! Nossa crise política, é reflexo do que somos como povo. Não existem lados "bonzinhos", só bodes, procuramos achar o que fede na sala de estar, achar e expulsar, sem se preocupar se estaremos sendo justos ou não. A nossa defesa é a transferência da culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário