Para algumas pessoas JEOVÁ E JESUS são as mais verdadeiras palavras do UNIVERSO que conhecemos. Existe musica com elas, tem discurso com elas, tem uma pancada de coisa que destaca esses nomes pelo mundo todo.
Mas... Se eu dissesse a você que não existe JEOVÁ ou JESUS?
Calma! Não to falando das entidades divinas, mas sim seus nomes e sons emitidos por nosso dialeto e assim por dizer pelos dialetos do mundo todo.
Assim como sabemos, hoje nossos nomes não podem ser traduzidos; mas sim falados conforme sua origem: Marcos é Marcos para qualquer gringo, e se lasque se ele não souber pronunciar!
Nossas divindades assim também possuíram o seu som nasal correto, assim como grafia.
Para começo de conversa a LETRA J ou som do J – Não existe no hebraico, língua a qual nasceu às escrituras.
Então Jesus ou Javé jamais poderiam ter essa grafia ou som com J no início.
Outra coisa: No Hebraico, os povos judeus, hebreus, sempre utilizavam o nome do altíssimo como prefixo ou sufixo ao seu nome, assim como na bíblia existe a revelação que o nome do altíssimo esta contido no seu povo, esta contido no seu filho.
E não estamos vendo na tradução nada disso.
Então por quê?
Porque a bíblia que nos chegou sofreu diversas alterações dos gregos, romanos e depois no latim até que chegasse ao português. E cada etnia tinha uma nova interpretação a cerca do Deus PAI.
Primeiro que os gregos fizeram a péssima homenagem de introduzir alguns nomes de deuses entre as palavras de Jesus e do Criador, a fim de esconderem toda a verdade.
Adonai é uma dessas questões que foram homenageadas o Deus Adônis.
Adonai ou Senhor foram integrados na bíblia com o intuito de você chamar senhor de adonai, pensando que tava adorando mesmo a divindade de Cristo.
Na Verdade você esta apenas dizendo que adora ADONIS. Assim como JEOVÁ na língua hebraica, significa cavalo e outros bichos. Então estude melhor a coisa. Durantes esses 2000 anos as traduções sempre foram tidas como forma de se adequar ao povo local, mas isso esta incorreto, o nome é próprio e não se pode deixar de reconhecê-lo.
Deus O Criador em Hebraico sempre foi e sempre será
YHWH – Com som YAOHU ( jamais Javé)
Agora para dar a pronuncia das vogais, que sem elas só teriam um Tetragrama que é composição ritualística do nome do criador YHWH – foi acrescentada a palavra Adonai, (SENHOR) tirando suas vogais. Então se ler YHWH e fala-se YAOHU. SENHOR+PAI)
Esse tetragrama tem de estar composta em toda geração seguinte de fieis, assim foi feito por muitos anos.
E Jesus?
Mesma coisa, só que ficou: YHWH-SHU ou foneticamente falando YAOHU-SHUA – que é a junção do PAI e o FILHO. Veja que o tetragrama esta contido nome do filho. YHWH
Jesus foi uma bizarrice criada para perpetuar um erro que deverá ser corrigido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário