quinta-feira, 31 de março de 2016

Quase certo

Existe uma verdade implícita na desavença dos amantes.
Na tentativa de correr das relações, nos tornamos frágeis ao mínimo contato com coisas verdadeiramente modificadoras.
O que nos toca fundo é apavorante, tanto quanto é boa.
Gostamos de estar assegurados no quase tudo.
Quase que gostei
Quase que pensei em você
Quase que senti sua falta
Quase que você não sai da cabeça
Quase valeu à pena
Quase te liguei
Todavia em um quase-amor nasce tanto benquerer inexplicavelmente nos faz lembrar que quase somos imunes.

Não existe na vida acasos sem explicação







Jimmy era um artista da época. Nada muito primoroso, mas pintava seus quadros e fabricava suas porcelanas e as vendiam nas feiras europeias. Casado recentemente viu-se obrigado a participar da guerra 1915 por conta da baixa contingência, prestou serviço ao país e conseguiu voltar vivo, mas não de todo completo. Jimmy voltará surdo, devido a uma explosão bem próxima a sua cabeça; e agora se descobriu viúvo, pois sua esposa fraca e debilitada morrera de tuberculose.

Jimmy herdara de seus pais uma fazendinha, bem acanhada, mas que servia bem aos seus propósitos de casal recém-casados.

Esse pequeno pedaço de chão, era bem servido de água, corria um riacho abundante por dentro de suas terras, o que dava sustentação a todos os outros fazendeiros circunvizinhos.

Jimmy já vivia sozinho pelo menos dois anos, e tinha grande amizade e consideração por todos.
Logo nas terras de uma fazenda próxima viviam uma pequena família holandesa os Vandersons, cujos familiares encontrava-se uma moça bonita, porém não tão jovem, com uma filha de oito anos. Walkiria tinha sido seduzida na região quando mais moça e o rapaz fugira para Alemanha deixando ela e sua família com a desonra completa. O pai já no limite da idade do trabalho se via numa difícil situação. Ou arrumava um genro para ajudar na lida diária da fazenda. Ou um homem rico para filha que a aceitasse com a neta.

Walkiria era uma mulher bonita, mas simples de beleza clássica, com longos cabelos loiros avermelhados, olhos azuis, magra - tinha uma aparência jovial, porém era arredia e amargurada com a vida.

A mãe sonhava com um futuro promissor, porém o mundo não obedece a sonhos e nem regras.
O patriarca certo que encontrará em Jimmy a pessoal ideal para a filha tratou logo de fazer o convide para visitação e compromisso futuro, caso tudo ocorresse bem.

Jimmy frequentava a casa dos Vandersons quase que semanalmente. Fazia o tipo que “agradava os sonhos do sogro”, não fedia e nem cheirava para a sogra e desagradava completamente a futuro esposa.

Por mais que Walkiria fosse bem educada. Ela tinha na figura de Jimmy um cara comum. Nada brilhante. Nada sedutor. Um artista de praça como outro qualquer. Não havia paixão, nem muito menos expectativa de amor. E a coisa só revelava desastroso, quando Jimmy tentava falar com ela. Por causa da surdez, as pessoas vão perdendo o controle de timbre da voz e por consequência sai às vezes entre cortada ou gritando. E isso deixava Walkiria constrangedoramente avessa ao casamento e a vergonha de tê-lo como marido.

Os dias foram se passando, Walkiria não mudava de concepção. Mas o pai dela era irredutível:
- Ou você se casa e consegue sustento para você e nossa neta, ou vai ter que trabalhar na lida comigo, pois eu não tenho forças e nem dinheiro para empregados – sentenciou o pai.

O casamento de ambos foi simples, numa capela dentro das cercanias da região e Walkiria e Jimmy foram morar na casa dele.

Walkiria impôs condições bem pessoais ao Jimmy, escreveu seguinte bilhete:
- Não dormirei com você, sim com minha filha!  Até que exista amor, o que eu duvido, nós vamos ser um casal para fora e apenas estranhos que moram juntos. Concorda?

- Se não concorda vou morar com minha família e trabalhar pelo sustento de minha família.
Jimmy acenou com a cabeça que sim: concordava.

Todo o dia Jimmy levantava cedo, fazia o café para a filha de Walkiria, consertava as janelas, ajeitava a varanda, começou a construir um cercadinho para uma hortaliça, outra para um jardim bem simples e bonito de pedras polidas encontradas em rios, arava e fazia o plantio necessário da colheita para subsistência familiar. À tarde ele pegava seus trabalhos de artista como pinturas e porcelanatos e deixava a fazendinha para vendê-las na cidade.

Não antes de tudo isso, Jimmy deixava todos os dias na cama de sua esposa, que não era esposa, um bilhetinho com uma rosa pintada por ele, representando o que ele via nos quadros e um até logo.
Walkiria nunca achara isso romântico, nunca disse nada contra, mas rasgava e queimava todos os bilhetes e jogava na lareira.

Um ano havia se passado e essa rotina de falta de sentimentos não mudava no coração da moça; mas nem por isso Jimmy deixava de fazer seus afazeres e a privilegiar com novos bilhetinhos. Jimmy conseguiu comprar um cavalo e um pônei para a menina, deixando ela feliz e por tabela Walkiria tinha o que fazer com passeios no final de tarde.

O pai dela desconfiava da postura depressiva da filha e avisou que isso não poderia continuar.
Walkiria até tentou, mas foi uma só vez e achou a intimidade com Jimmy um fracasso total. E nunca mais tentaram.

A hortaliça estava repleta de legumes grandes e bonitos
O jardim crescera florido, cheio de rosas, copos de leite, girassóis e outras plantas lindas.

Até que um dia, Jimmy teve de  pegar um trem para expor na Bélgica seus trabalhos e partiu logo cedo. Deixando no bilhete pinturas que a retratavam e sua filha cavalgando em suas tardes com sorrisos nos rostos e abaixo uma rosa característica de sua marca em todas as assinaturas.
- Volto amanhã, beijos Jimmy.

Ela ficou logo ruborizada e com raiva por aquele homem insistente em fazer nascer coisas nela que não existiam mais – ou nunca foi real.
Queimou dessa vez com muita raiva.
Dois dias depois Jimmy não retornara à sua casa.
Noticias vindas da Bélgica davam conta que um trem havia descarrilado e muitas mortes e alguns sobreviventes.

Jimmy foi encontrado entre esses sobreviventes, com traumatismo craniano e em coma permaneceu.
Durante dias, amigos, conhecidos, todos prestavam serviços para Jimmy. Ficavam no hospital velando sua recuperação.
Menos sua esposa. Que um dia ou outro ia, passava um tempo e voltava para casa.
Mas, Jimmy sempre teve um amigo que propusesse ficar. E assim os dias se passavam e Walkiria começou a ter problemas na fazendinha.  As coisas sem Jimmy não eram as mesmas. As hortaliças não cresciam mais. As rosas, flores e outras belas plantas não desabrochavam.
O arado estava parado
Os animais arredios
A Casa estava escura

E aquela luz com sua presença, não mais tinham a sua volta.
Pior eram os dias que acordava. Nada de bilhetinho.
O mundo que ela tanto se maldizia, reclamava, tinha como castigo divino nem mesmo existia.
Walkiria resolveu frequentar por mais tempo o hospital, a fim de ver qual era a situação real de seu “marido”.

Todos os dias quando chegava, sempre encontrava alguém que estava cansado, mas feliz. Gostava de contar algo sobre Jimmy. Ria das coisas que Jimmy fazia. Elogiava o amor dele pela esposa, tão demonstrada nas suas pinturas. Jimmy nunca fez nenhuma menção de tristeza, vitimização quanto ao seu casamento.

Os médicos disseram que pela demora, o quadro parecia ser insustentável, hospital não teria recursos de alojar uma enfermaria e profissionais por mais tempo. E tão logo as próximas duas semanas ele teria de receber alta acordado ou não. E provavelmente sem dinheiro ele em casa não sobreviveria
Walkiria passou a ver aquele homem dormindo com outros olhos. Suas mãos calejadas, machucadas da lida na fazendinha, contrastavam com a figura de pintor e artista que sempre teve na região. Jimmy havia se entregado de corpo e alma na tarefa de trazer subsistência para sua família, fazendo as duas coisas. Jimmy nunca deixara que problemas o afetassem na vida. Nunca levantará a voz com ela, ameaçou, tocou-a indevidamente.
Jimmy fez por todos os anos sempre sua parte resignada sim, mas com primazia, objetividade e amor.
Aquele homem possivelmente morreria muito em breve, mas não antes de ter marcado a todos os que com ele conviveram

Daquele dia em diante, Walkiria passou a ter cuidados especiais no hospital com Jimmy:
Banhos matinais
Dormia, levava flores e obras suas para serem vendidas na cidade.
Ela sentia-se responsável com aquele homem que só construiu amor
A cada dia que ela ofertava um quadro de Jimmy, ela era lembrada que ele tinha sua família como inspiração. E a cada agradecimento recebido por amigos e clientes dele, ela ia mais e mais se abrindo e sendo enterrada nas suas emoções tolas, frívolas, de quem só pensava em si mesmo todo esse tempo.
Faltando um dia para o hospital retirar Jimmy do leito, na noite que antecederia isso. Walkiria havia sonhado que Jimmy deixara um bilhete para ela a mesma imagem dela e sua filha passeando nas tardes a cavalo, mas com ele junto sorrindo e dizendo:
- Voltei minha flor

Na manhã de 23 de Maio de 1923, acordava uma mulher com uma rosa na mão. Seu marido Jimmy estava acordado de olhos abertos.
Ela atônita, não sabia de onde viria a rosa (coisas que só Deus adora pregar peças).
Jimmy surpreso olhava Walkiria radiante de felicidade com as duas surpresas, por sinal: as melhores que tinha acontecido em toda sua vida.

Jimmy tentara falar, mas lembrou do quanto isso irritava Walkiria e pediu lápis e papel.
Walkiria disse:

- De hoje em diante quero ouvir você sempre, para vida toda.


Moral da historia:
Nem sempre é pela perda que se sente a falta. Às vezes é na atitude de ir lá e ver a visão da vida do outro. Se colocar no lugar. Observar os amigos, as pessoas ao redor. Parar de se achar vitima. Parar de comparar as pessoas, deixar de procurar coisas pelos outros. Avaliar a vida pelo que se tem e recebe. Amar doando-se é que se recebe a verdadeira lição.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Reflexões de um dia nublado





Eu faço o que faço, eu sou o que sou, até que o sou de mim mesmo não seja mais tão representativo da minha personalidade. Mudo ou o mundo muda em mim.

Meus medos são muitos. Mas o maior é de fracassar comigo mesmo.
Tenho todas as expectativas prontas ao meu respeito
A que mais me permito ousar - é não desistir facilmente das coisas
Logicamente o céu não é só feito de estrelas, tem nuvens e dias nublados.
Contudo, me perder nunca foi opção.

A gente escolhe passar pela vida ou a vida passar através da gente
Ser vidro ou vidraça

Marcar pessoas pela positividade com que ajuda ou simplesmente ignorar a todos e conviver com nossa apatia
.
Eu só paro de lutar quando olho nos olhos e não me vejo mais presente
Eu já fui tão longe que pensei que não retornaria mais
Como também nada fiz e paguei por não tentar
A minha vida é uma somatória de aprendizados
Os maiores eu guardei para mim
Os que são fáceis de contar são todos os outros que falhei com pessoas
Pessoas que não podia falhar
E quem disse que quando  estarmos no alto, enxergamos abaixo?
Orgulho é uma moeda de dupla face: cinquenta por cento de você estar certo
- e  toda uma vida para se lamentar quando estiver no errado
Antes eu caminhava apagando meus rastros. Soberba de quem se acha pronto para vida
Hoje caminho sempre pra frente, mas não me esqueço de parar e olhar quem me segue atrás.
Perder pessoas não e mais opção.
A vida não premia justos – muito menos os maus
Isso é pratica. Pratique sair de si mesmo e se enxergar no outro, talvez -  só talvez tenha um vislumbre da verdadeira importância que nos damos a nós mesmos, sem merecimento.

Meritocracia é um bônus para o final da vida cheia de construções, alicerçadas em condutas verdadeiras.
Meritocracia não é para hoje e no agora. Isso é plantio.
Em um mundo onde todos são quase que supérfluos , celulares são os melhores amigos, redes sociais são as nossas referências, falar de gente de carne e osso, soa démodé.  Falar de sentimentos e percepções soa como um antiquado passado remoto.
Eu sei, nasci no outro século. Mas vivo para aprender neste, como todos, ainda preciso pedir perdão sob pena de não conseguir convergir comigo mesmo.

Passou lado a lado




O que os olhos não dizem, o resto se apaga.
Palavras são palavras
A gente diz  tanta coisa sem querer
Em uma frase solta se torna um contexto vazio
Numa afirmação um conteúdo ferido
Numa discussão uma perda de tempo
Agora em um olhar, as palavras perdem todo significado.
Ou é a alma que nos grita alucinadamente:  compreenda-me!
O gestual é outro
O andar é outro
A voz sai presa
Os olhos aproveitam milésimos de segundos para esculpir toda uma história em decorrência da gente
Os olhos é uma vida  e um labirinto repleto de emoções
Cada movimento é um código único: o que eu quis dizer – desfaça tudo
Um sentimento preso: ajude-me a fugir de mim
Uma resposta não dada: tudo sei, só não sei expressar
Uma antecipação de um por quê : volte logo
Parou o mundo, só não parou o pensamento
Eis aqui a fração de segundo desenhada em um caderno de  adulto, transformado em criança.

Até que se aprenda a conviver, somos todos infantis envelhecidos pelo peso de nosso nome, pelo peso de nossa idade e pela convicção falseada de certezas, não mais tão certezas assim.

Nada nesse mundo ocupa tanto espaço quanto nós
Nada nesse mundo passa tão perto e tão longe quanto nós
Nada nesse mundo calcula tanto o que vai dizer e não diz nada quanto nós
Falar o que se sente sempre foi fácil, meramente palavras.
Praticar isso é um fardo para a humanidade. A gente cresce aprendendo que dizer toda verdade é exposição demais:  entende que é errado
A gente aprende assimilar desconfianças e ocultar pensamentos
A gente descobre que o lado bom é ser uma pessoa para o dia e outra pra noite
A gente perde o prazer de ser leve, de amar leve.

terça-feira, 29 de março de 2016

A beleza fundamentada de conteúdo





Não sou daqueles que finge não reparar.
Nem sou daqueles que escrevem conteúdo sobre interiores, não sou arquiteto e não viso conquistas baratas.
Eu vou sempre qualificar o contexto todo.

Lógico que a beleza de uma mulher nos chama atenção.
Todavia, há quem ache que mais nada precisa fazer.
Que existem poucos homens merecedores de sua atenção.
Por si só basta. 

Ela é o que ele precisa e Oxalá se dê por grato aos céus por tê-la.
Ledo engano
Terrível engano

Beleza por beleza, todas são efêmeras.

Para cada um ou cada uma que se ache perfeita, temos mais de cem mais belas na sua frente.
Não consegue nem mesmo ganhar do tempo, que é medida para tudo.
Não consegue passar pelo crivo da comparação, sem antes perder toda estima.
Não é só a beleza que se mantém, tem de ter acréscimos:
Caráter
Encantamento
Simplicidade
Honestidade
Bondade
Maternidade
Cumplicidade
Capacidade
Companheirismo

Toda forma de beleza é maquiagem da natureza. Serve para nos lembrar de que certas coisas foram feitas para apreciar. Mas pergunte para rosa se ela para de produzir pétalas?
Pergunte ao quadro se ele se pintou sozinho
Pergunte ao artista de onde surgiu seu dom
Para quem conta favas contadas o empréstimo da beleza, está muito longe de se encontrar bem, falta discernimento do certo e do correto ou no mínimo conhecimento do mundo próprio que se vive, onde quase tudo se compra com presentes. 

Pessoas não são livres porque assim o querem - tem de haver conduta.
O amor não é uma palavra
Sexo é beijo com penetração  às vezes nem beijo tem.
Paixão  é composto de duas pessoas que se gostam, de algum modo, de uma forma que aja respeito por si e pelo outro.
A frase dita como lendária : "Toda forma de prazer " É coisa banal e se compra na esquina
E, amigo estar acima dos problemas pontuais. A gente não descreve um grande amigo em quatro linhas, isso é frase de para-choque de caminhão

A gente não perde as pessoas por Facebook e nem se ganha
Viver é uma conduta que se adquire  ao levantar pela manhã e se trás de volta  pro colchão
Ler tirinhas não revela conteúdo profundo
Preguiça não é crime é falta de objetividade
Ouvir comentários tem de ser apenas isso: comentários
Ou então você não sobrevive aos maus e vai se achar a grande coisa quando os bons chegarem.
Rever conceitos foi feito para gente GRANDE, MADURA E CAPAZ.
As crianças são as que vivem no mundo do EU QUERO
Então para ser bela: acrescente pessoas – lugares- coisas
Para ser inesquecível na vida de alguém: acrescente amor – desapego - desculpas - sinceridade - consideração e virtudes.

Rompendo círculos




Tudo que nos faz rodar em círculos é prejudicial

Mais ainda, quando nos faz repetir erros e conviver com problemas criados por nossa incapacidade de perceber quando algo ou alguma coisa tem de ser quebrado – rompido!

Começa por nós mesmo, com nossas manias de  apurar-se em demasia, e dizer que somos capazes demais ou incapazes demais de aprender ou desaprender determinados conceitos.
Aquilo de reafirmar-se perante pessoas e se esconder na cama quentinha é muito conhecido já. Uma fortaleza da solidão em pessoa.
Tudo tem que ser no seu tempo. Na sua vontade. Na sua forma.
Caso contrário, não serve: chamo de insanidade dos novos dias.
É um tal de ritualizar aproximações. Determinar quem pode ou não se aproximar.
A pessoa acaba sofrendo daquilo que se serve para usar como arma de se defender
Tem até quem saiba que esta presa ao circulo nefasto
Mas é permissivo e negligente consigo
Para sair da casca ou do casulo, temos de romper com tudo. Criar uma forma diferente de ação perante os problemas; reagir de modo que até você mesmo duvide de si ; a fim de descobrir-se persistente por algo que não esteja próximo de seu umbigo.
Não se luta por nada! Só de valor material. Isso é desperdício!

Metades dessas pessoas sofrem do processo chamado: PASSADO
Demoram anos perdendo tempo em aceitar ajuda. Em identificar novas rotas. Apelam por apontar culpados por tudo, mas nunca querem soluções- principalmente as que dependam delas mesmas.
Acabam por não se aceitarem por completo, e não aceitando a si – rejeitam a todos.
Acham que algo se quebrou – partiu – não tem mais jeito.
Vou dizer uma coisa: coração não quebra, pode até partir aos pedaços, mas daí jeito algum no mundo pode dar, é morte.
Fora isso ele não precisa de cola, remendo ou quem o segure. Ele precisa de amor próprio, carinho, atenção e uma dose exagerada de audácia em perder medos e romper vínculos com passado. Não estou aqui dizendo que se jogue no mundo feito doido(a) e o subtraia até que nada mais te satisfaça, até porque se você leu até aqui e se achou no texto, um fato é certo: Nunca foi tão bom como antes de se ter medo. Nunca foi feliz de fato. Nunca soube o que era bom.

Conhece retalhos de lençóis de cama demais e preenchimento de conteúdo de menos.
Não adianta pregar liberdade conquistada. Homens ou mulheres não sabem o que fazer com isso, até que se tenha experimentado de todos os sabores da vida.
O amargo existe para dar o tom do doce
O beijo frio para nos lembrar de como é bom o que nos aquece
A solidão, para valorizar a boa companhia.
Gente com vocação de discípulo de Narciso pula no lago cedo demais
Não tem contexto ou força para batalhas internas.
Parar de nadar contra sua vocação de estar sempre certo a respeito de tudo.
Cansei de ver gente sentada na pedra, vendo o tempo passar e pregando qualidade de vida.
Certa feita fui cobrado por não contar uma coisa bem importante que ocorreu comigo num ano qualquer:
-Ué nem me contou?
- Você nunca teve vontade de querer saber nada ao meu respeito, pensei em dizer, mas não disse por considerar palavras jogadas ao vento.

Mas, sou daqueles que assumo minha fé depositada nas pessoas.  Um reconhecimento de que fracassei em ser forte pelos motivos errados. É quem sabe... eu ainda veja isso.

Dizia Paul Young: "Quebre as correntes do mundo, e um bom sujeito emerge do nada"